Funkeiro do RJ é preso suspeito de envolvimento com organização criminosa do Ceará
O mandado foi expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Ceará, após o suspeito proferir e divulgar "salves" de membros de uma organização criminosaO funkeiro Alexandre Magno Rodrigues Vieira, conhecido como MC Alexandre Fabuloso, foi preso na madrugada deste domingo, 1º, em uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com o apoio operacional da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O cantor e produtor cultural é suspeito de promover e enaltecer uma organização criminosa do Ceará e tinha um mandado de prisão preventiva contra ele em aberto.
O MC estava indo para Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, onde faria um show, quando foi interceptado na BR-040, na Baixada Fluminense, cidade de Magé. O mandado foi expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Ceará, após o suspeito proferir e divulgar “salves” de membros de uma organização criminosa, ao mesmo tempo que os instigava para prática de homicídios contra membros de grupos rivais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Veja o momento da prisão do funkeiro
Polícia prende funkeiro do RJ suspeito de envolvimento com organização criminosa do Ceará: https://t.co/XRhIud3tQq pic.twitter.com/wlF1Tq4iPw
— O POVO Online (@opovoonline) November 2, 2020
LEIA MAIS | Chefe de facção criminosa de Caucaia é preso em Teresina; outros membros do grupo são detidos no Ceará
Segundo a Polícia Civil do Ceará, estão sendo providenciado a transferência do preso para o Ceará, o que deverá ocorrer nos próximos dias, para que ele seja ouvido.
Envolvimento com facção criminosa
A prisão do funkeiro partiu de vídeos divulgados em rede social. Em um deles, o funkeiro envia um salve para Francisco Cilas de Moura Araújo (44), conhecido como “Mago”. Capturado no dia 7 de julho deste ano, no Piauí, o homem era chefe de uma facção criminosa de Caucaia e um dos homens mais procurados do Estado. Além de chefiar a organização, ele tinha mandados por ser mandante de, pelo menos, sete homicídios e por tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
Segundo o delegado adjunto da Draco/PCCE, Alceu Viana, a prisão é importante porque o funkeiro estaria influenciando seu público e exaltando o crime. No momento em que um indivíduo desses, que tem uma legião de seguidores, enaltecendo ações violentas e fala de munição, armas e tropas, ele contribui muito para o crescimento da violência”, afirmou. De acordo com ele, seria um "golpe" na glamoziração da atuação de jovens no crime e nas organizações criminosas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente