Edições UFC e Imprensa Universitária estão em processo de fusão
Com a fusão, a Imprensa Universitária irá atender às demandas dos dois selos editoriais. O objetivo é iniciar 2021 com as mudanças efetivadas
19:26 | Out. 28, 2020
Está em curso na Universidade Federal do Ceará (UFC) uma fusão da editora Edições UFC com a Imprensa Universitária. Segundo a instituição informou ao O POVO por meio de nota, a Imprensa Universitária irá centralizar as atividades editoriais da Universidade, "atendendo, a partir de então, às demandas tradicionalmente recebidas pelos dois selos editoriais".
"A decisão teve como motivação inovar a gestão com uma política editorial que melhor represente os anseios do conjunto de segmentos universitários e não acarretará prejuízo para a comunidade acadêmica nem para a sociedade", informa o comunicado. O objetivo é iniciar 2021 com as mudanças efetivadas.
Atualmente, o processo de fusão está em andamento junto à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e deverá ser votado em reunião do Conselho Universitário ainda em novembro. Depois da votação, de acordo com a instituição, haverá eleição de novos conselheiros para o Conselho Editorial e redefinição da política editorial.
Selos editoriais
Entre as prioridades da Edições UFC estão livros resultantes de atividades vinculadas à graduação, pesquisa ou extensão geradas no âmbito da Universidade; publicações de qualquer teor "reconhecidas como de excepcional qualidade" pelos membros do Conselho Editorial e/ou consultores, e obras derivadas de dissertação e teses produzidas nos programas de pós-graduação da UFC.
O catálogo da editora conta com livros de 61 áreas de conhecimento, entre elas administração, antropologia, arquitetura e urbanismo, biotecnologia, ciências políticas, ciências sociais, direito, educação, engenharia, geografia, filosofia, história, informática, psicologia e zoologia, entre outras. No site da editora é possível fazer o download gratuito de alguns e-books do catálogo.
Já a Imprensa Universitária, cuja história teve início em abril de 1956, atua com impressão em off-set de livros periódicos e outros materiais de grande tiragem e impressão digital — equivalente a gráfica rápida — para publicações de pequenas tiragens e material administrativo; e edição e publicação eletrônica de e-books em PDF, que são publicados no Repositório Institucional da UFC. A unidade produziu os livros utilizados no Vestibular da UFC, antes da adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo.