Mais de 10 kg de cocaína são apreendidos pela PF em contêiner na área externa do Porto do Pecém
A apreensão ocorreu nessa segunda-feira, 5, após denúncia anônima recebida pelo órgão.Cerca de 10,3 kg de cocaína foram apreendidos pela Polícia Federal dentro de um contêiner que estava na área externa do porto do distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A apreensão ocorreu nessa segunda-feira, 5, após denúncia anônima recebida pelo órgão.
Policiais federais da Delegacia de Repressão e Entorpecentes (DRE) da PF realizaram diligência no local e localizaram a substância ilícita dividida entre nove tabletes. A PF investiga o caso para chegar até a identificação do traficante, bem como saber a origem e o destino da droga. Até a noite desta terça-feira, 6, ninguém havia sido preso pelo crime.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Outro caso no Pecém
No dia 12 de setembro, policiais apreenderam mais de 346,80 kg de cocaína no Porto do Pecém e prenderam três pessoas. O trio, encontrado dentro de um veículo com a droga, responderá pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem variar de 7 a 25 anos de reclusão.
"Além das ações de polícia judiciária, a PF está reforçando as demandas de incremento na segurança do porto por meio da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos-CE)", afirma a PF em nota.
TRÁFICO PELOS PORTOS
Ano passado, O POVO mostrou em reportagens a prioridade das quadrilhas com o tráfico pelo mar e como é a segurança no porto do Pecém. Na última década, 75,5 toneladas foram apreendidas em portos brasileiros. Apenas entre 2015 e 2018, cocaína retida nos portos nacionais passou de 1,5 para 27,3 toneladas.
O POVO chegou na apuração a partir da apreensão de 20 quilos de cocaína, em tabletes, que iriam ser despachados do porto do Mucuripe, escondidos dentro do motor de um contêiner refrigerado. Caso ocorreu em outubro de 2018, num flagrante acidental.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente