Documentário do processo de soltura de peixes-bois reabilitados no CE é lançado pela Aquasis; assista
Dois peixes-bois em reabilitação foram translocados para cativeiro onde cumprem última etapa antes de serem soltos ao mar
00:28 | Out. 06, 2020
A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) lançou nesse domingo, 4, documentário que narra a história da evolução de Alva e Maceió, os primeiros peixes-bois marinhos em reabilitação a serem translocados para cativeiro pré-soltura no mar na história do Ceará. Produzido por Mika Holanda, jornalista da Aquasis e do Projeto Manatí, "Meu Lar é o Mar" apresenta os bastidores do processo pioneiro.
Alva e Maceió foram transportados no dia 30 de junho para o cativeiro de aclimatação na Praia da Peroba, no município cearense de Icapuí, onde concluirão a última etapa do seu processo de recuperação após sete anos sob os cuidados do Centro de Reabilitação e Mamíferos Marinhos (CRMM), em Caucaia. Os animais foram resgatados pela equipe da Aquasis após encalharem há quase sete anos e têm previsão de finalmente serem soltos de volta ao mar no primeiro semestre de 2021.
O cativeiro consiste em um tanque-rede acoplado a uma estrutura flutuante e funciona como meio de readaptação dos mamíferos ao convívio no mar, depois de terem passado pelo período de reabilitação em tanques aquáticos. De acordo com a Aquasis, a estimava é que Alva e Maceió permaneçam no local por pelo menos seis meses antes de serem soltos. Eles eram os mais velhos do CRMM e são os primeiros a irem para o cativeiro de aclimatação. Com a saída deles, o Centro conta agora com 13 peixes-bois à espera da soltura.
O projeto
Com filmagens iniciadas em 2018, quando o Programa de Mamíferos Marinhos chegou em sua terceira fase, com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental e do Sesc Ceará, a produção audiovisual conta com depoimentos de membros da equipe, além de voluntários das comunidades costeiras, que se incluíram no processo por meio das ações de educação socioambiental promovidas pela Aquasis.
O documentário foi lançado como parte da programação da III Mostra Ambiental do Peixe-boi Marinho, realizada em formato virtual em comemoração ao Dia Municipal do Peixe-boi Marinho em Icapuí e Aracati. Com pouco mais de 25 minutos, o vídeo está disponível no canal oficial do YouTube do Projeto Manatí.
Confira galeria de fotos do transporte dos peixes-bois:
Preservação
Com esforços para preservar o peixe-boi desde 2001, quando foi inaugurado o centro de reabilitação que depois foi expandido em 2012 funcionando como uma espécie de hospital para os animais, a Aquasis iniciou a implementação do cativeiro de aclimatação no ano passado. Durante 2019, a estrutura, construída para promover a volta de um dos mamíferos marinhos com maior risco de extinção no Brasil ao seu ambiente natural, permaneceu em fase de testes.