Calendário astronômico: astros e alguns eventos que podem ser vistos no Ceará em outubro

Veja também missões espaciais internacionais que acontecerão neste período

Composto por duas luas cheias que podem ser vistas do Brasil, chuvas de meteoros e missões espaciais, o mês de outubro começa com uma lua cheia, conhecida nos Estados Unidos como Lua do Caçador. Conheça os astros e fenômenos que podem ser vistos no céu do Ceará neste mês, além de missões espaciais internacionais que acontecerão no período.

Duas luas cheias no mesmo mês

No dia 1º e 31 de outubro deste ano, ocorrem luas cheias, acontecimentos que geralmente acontecem uma vez por mês. A lua cheia do dia 31, chamada de Lua Azul, recebe este nome por ser a segunda lua cheia que acontece no mesmo mês, sem relação com a coloração de algum brilho que ela apresente. De acordo com Romário Fernandes, jornalista e professor de Astronomia do Corpo de Bombeiros do Ceará, o ciclo de fases da Lua é completo em cerca de 29 dias, e quando a lua cheia acontece no primeiro dia de um mês de 31 dias, é esperado que duas luas cheias aconteçam no mesmo mês. De acordo com o Romário, a previsão é que a próxima Lua Azul acontecerá em agosto de 2023.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Marte e a Lua

A partir do dia 2, com a lua no início de sua fase minguante, é possível vê-la no começo da noite próxima à Marte, atingindo seu pico de proximidade por volta de 00h e 01h. No Sul do Brasil, será possível ver a Lua ocultar parcialmente Marte, por volta das 00h. Para observar o evento, é preciso apenas olhar em direção à Lua, em direção Leste, no céu no horário em que estará mais visível.

Marte também atingirá a maior aproximação da Terra durante os próximos 15 anos, por volta do dia 6 de outubro. Portanto, será possível vê-lo brilhar no céu com bastante intensidade, sendo o terceiro astro mais brilhante que poderá ser visto no céu por aproximadamente um mês, brilhando menos apenas do que Vênus e a Lua.

Lua e Vênus

A partir do dia 14, a Lua estará próxima a Vênus no céu ao amanhecer, por volta das 04h da manhã, sendo possível ver olhando também em direção Leste.

Júpiter, Saturno e Lua

Por volta do dia 17, será possível ver um triângulo celeste sendo formado entre os astros, podendo ser vistos desde o pôr do sol até por volta de 00h. Em um breve momento no dia 17, também será possível ver a Lua em conjunção com Mercúrio, olhando na direção oeste.

Chuva de meteoros

Com pico no dia 22 de outubro, será possível ver a chuva de meteoros chamada Orionídeas, que recebe esse nome por parecer surgir da constelação de Órion. De acordo com Romário, será possível vê-la do Ceará, com uma máxima de 20 meteoros por hora, de locais mais afastados da Capital.

Missões espaciais

Durante o mês de outubro, também acontecerão algumas missões espaciais feitas por outros países, uma delas é a Missão Soyuz MS-17, lançada no Cazaquistão, no cosmódromo de Baikonur, rumo à estação espacial internacional (ISS). Com transmissão ao vivo pela internet, o astronauta americano Kate Rubins e os cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kudsverchkov irão decolar por volta de 03h do dia 14 de outubro. As informações são do portal Olhar Digital.

Ainda de acordo com o portal, no dia 16, o foguete Soyuz-2 será lançado carregando o satélite de observação terrestre Falcon Eye 2, para os Emirados Árabes.

No dia 23 de outubro, será lançada a primeira missão tripulada operacional da SpaceX, de acordo com o portal Olhar Digital. Nomeado Crew-1, levará os astronautas americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e o japonês Soichi Noguchi, saindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

astronmia outubro eventos astros ciência espaço

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar