Testes operacionais do Cinturão das Águas são mantidos mesmo após rompimento de tubulação de barragem
Ministério seguiu Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura
11:37 | Ago. 22, 2020
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou que trabalha na manutenção da tubulação da Barragem de Jati, que recebe água da transposição do Rio São Francisco e se rompeu nessa sexta-feira, 21. De acordo com a pasta, os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) estão mantidos.
LEIA TAMBÉM | Tubulação de barragem que recebe água da transposição se rompe no Ceará; veja vídeo
A avaliação da estrutura é realizada pelas equipes técnicas do MDR. O titular do MDR, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, estão a caminho. Além disso, especialistas em segurança de barragens e em gestão de riscos compõem a equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local.
O governador Camilo Santana e o titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, chegam a Juazeiro do Norte nesta manhã. De lá, eles seguem de helicóptero para Jati.
+ Vídeo mostra momento do rompimento da tubulação da barragem em Jati
"Apesar de o vazamento ter sido contido poucas horas após a ocorrência, existia a dificuldade de avaliação técnica da estrutura, por conta da falta de iluminação naquele momento", diz a pasta em nota. Aproximadamente 2 mil pessoas, que moram no raio de 2 km da Barragem de Jati, foram retiradas durante a noite de ontem e nesta madrugada. Medida é prevista no Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura.
Ainda conforme a pasta, as famílias foram levadas para alojamentos e casas de familiares com apoio de equipes das Defesas Civis nacional, estadual e municipal. A expectativa é que os moradores retomem para suas residências após as avaliações técnicas das estruturas do reservatório.
BARRAGEM DA TRANSPOSIÇÃO EM JATI
>> Imagens mostram dano causado na barragem
>> Camilo Santana e comitiva vão ao município de Jati