Serviço de Verificação de Óbito ganha novo canal de atendimento
O SVO deve ser acionado em casos de mortes naturais, acontecidas fora de unidades de saúde
A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) disponibilizou um novo canal de comunicação para a população utilizar o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Pessoas que queiram entrar em contato com o serviço, que pode fornecer informações de encaminhamento de corpos para o SVO, acionar o serviço móvel para atendimento domiciliar, tirar dúvidas sobre documentação, orientações sobre preenchimento de documentos, entre outros, podem entrar em contato pelo número 0800 286 22 96.
O serviço fica disponível 24 horas, todos os dias da semana. É responsável pelo recebimento de corpos, emissão de declarações de óbitos, e acolhimento de familiares e responsáveis por autorizações de necropsias. Por conta da pandemia de coronavírus, a SVO passou a realizar a autopsia verbal, como medida de segurança, incluindo entrevistas com familiares próximos e análise externa do corpo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O SVO deve ser acionado em casos de mortes naturais, acontecidas fora de unidades de saúde. Óbitos que aconteçam em vias públicas, por conta de acidentes ou violência, devem ser relatadas à Perícia Forense do Ceará (Pefoce), que pode ser acionada por meio do número 190.
Em Fortaleza, o SVO oferece um atendimento móvel para atestar óbitos domiciliares de pessoas em condições crônicas como idosos e acamados. O serviço funciona das 7h às 18h30min e pode ser acionado por meio dos números (85) 3101 2148 ou 0800 286 22 96.