Todos os 184 municípios alcançaram a alfabetização desejada para o 2º ano do Fundamental

Resultados divulgados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece)

O governador Camilo Santana (PT) divulgou na manhã desta terça-feira, 11, que, pela primeira vez, todos os 184 municípios do Ceará alcançaram a alfabetização desejada ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, apenas 14 cidades estavam no padrão. Ao lado da vice-governadora, Izolda Cela, e da titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela, Camilo mostrou que 92,7% das crianças foram alfabetizadas na etapa certa em 2019. Em 2007, o percentual era de 39,9%.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os resultados fazem parte do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Além do índice de alfabetização no fim do 2º ano, o Spaece mensura as competências e habilidades dos alunos dos 5º e 9º anos nas disciplinas de português e matemática. Conforme a Seduc, os avanços foram possíveis graças ao Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido em parceria com os 184 municípios.


Em relação à proficiência média em português no 5º ano, o Estado alcançou a média de 234,9 em 2019. No ano anterior, foi de 229,4. Em percentual, isso significa que 58% dos alunos estão numa situação adequada, 27% em nível satisfatório, 13% em estado crítico e outros 2%, muito crítico.

Quanto à disciplina de matemática, a procificência média foi maior no último ano, com 241,6. Ainda assim, a maioria dos estados (103) têm classificação intermediária, outros 78 apresentaram competências e habilidades adequadas. Enquanto 3 estão em nível crítivo.

Situação complicada se encontra ainda a avaliação de português para 9º ano do Ensino Fundamental. Em português, a classificação ainda é intermediária para 38%. Adequado apenas 24%. Crítico ou muito crítico concentram 37%.

A série, apesar dos avanços, tem 61% dos alunos em estado muito crítico ou crítico. O nível de proficiência adequado foi alcançado apenas por 15% do alunado.

Spaece – Escalas

A escala da alfabetização (2º ano) é constituída por cinco padrões, representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos – não alfabetizado; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente e acima de 150 – nível desejável.

Os resultados do 5º e 9º ano, por sua vez, são identificados a partir de quatro padrões de desempenho, sendo para Língua Portuguesa: até 125 pontos – muito crítico; de 125 até 175 – crítico; de 175 até 225 – intermediário, e acima de 225 – nível adequado. Para Matemática, os padrões de desempenho dos alunos são expressos através dos seguintes níveis: até 150 pontos – muito crítico; de 150 até 200 – crítico; de 200 até 250 – intermediário, e acima de 250 – nível adequado.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SPAECE SEDUC ESCOLA NOTA 10 ALFABETIZAÇÃO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar