Um mês da morte do Mizael: família realiza homenagens ao menino
Um mês após o Mizael Fernandes da Silva ser morto a tiros pela polícia, dentro da própria casa, familiares e amigos fizeram culto para lembrar do meninoHá um mês, no dia 1° de julho, Mizael Fernandes da Silva foi morto dentro da própria casa, durante uma operação policial. O adolescente, que tinha apenas 13 anos, foi morto durante operação policial em Chorozinho, a 72 quilômetros de Fortaleza. Para homenageá-lo, a família realizou um culto no sábado, 1°.
A ação que iria acontecer neste domingo, 2, na localidade do Triângulo não ocorreu. Hoje, balões seriam soltos para pedir justiça. A comunidade, entretanto, decidiu não efetuar a ação por medo de represálias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | A Morte de Mizael Fernandes
Os familiares estão sendo acompanhados pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, a partir do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas. O projeto Rede Acolhe, que busca diminuir os danos causados pela violência, também está envolvido.
“É um caso bastante grave e articulamos toda a rede de assistência integral às vítimas de violência do Estado para que todos os familiares possam estar em segurança, que haja celeridade no curso da investigação e, consequentemente, a responsabilização dos autores”, afirma a defensora pública Mariana Lobo, responsável pelo atendimento, em nota.
Leia também | "Fiz merda", teria dito PM após atirar contra adolescente de 13 anos que estava dormindo
Recentemente, a Justiça negou o pedido da defesa dos policiais para o trancamento do inquérito. A Delegacia de Assuntos Internos da Polícia Civil procede com a investigação. As informações são da Defensoria Pública do Ceará.
De acordo com a órgão, as estatísticas mostram que 96 pessoas morreram em intervenções policiais no Ceará entre janeiro e junho de 2020. Também no primeiro semestre, 409 jovens entre 10 e 19 anos foram assassinados no Estado, um aumento de 149% em comparação ao mesmo período em 2019.
Leia também | PMs envolvidos em operação que matou Mizael Fernandes são afastados