Unidade de apoio a testagem da Covid-19 da Fiocruz no Eusébio começa a funcionar em agosto
Quando finalizado, será possível realizar cerca de 10 mil testes RT-PCR, para diagnóstico da Covid-19
11:35 | Jul. 29, 2020
A Unidade de Apoio a Testagem da Covid-19 da Fiocruz no Ceará está em fase final de construção, afirmou o órgão nesta quarta-feira, 29. O equipamento de 2 mil m² está localizado dentro da Sede da Fiocruz Ceará, no Pólo Tecnológico e Industrial da Saúde (PITS), em Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A previsão é que o local comece a funcionar ainda na primeira quinzena de agosto.
Quando finalizado, será possível realizar cerca de 10 mil testes RT-PCR, para diagnóstico da Covid-19, além dos testes IgG, para identificar se o indivíduo já foi infectado com o novo coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), com a implantação de Central Analítica Fiocruz Ceará, a perspectiva é que a capacidade de testagem do Estado seja seis vezes maior.
LEIA MAIS: Capacidade de análise será de 12 mil testes por dia em agosto no Ceará
A Fiocruz Ceará afirmou que, no momento, está finalizando as entrevistas dos profissionais que vão trabalhar no projeto. Os funcionários vão se revezar em três turnos de trabalho para acelerar os resultados. A iniciativa é do Banco Itaú, por meio do projeto “Todos pela Saúde” e também contempla uma Unidade na Fiocruz no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS: Fiocruz Ceará inaugura atividades em novo bloco de pesquisas da instituição
Ceará registra 168.302 casos de Covid-19 e 7.622 mortes pela doença. O boletim foi atualizado às 09h10min desta quarta-feira, 29 de julho (29/07), na plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). São 6 mortes e 2.599 confirmações de casos a mais do que o total registrado na noite de terça-feira.
O novo relatório informa ainda 141.122 pessoas recuperadas. Foram realizados 447.224 exames e há 75.796 casos em investigação.