Marina Silva de Manaus: conheça a história da cearense que viralizou após dançar Madonna em bar
Por trás das telas, Marina da Silva e seus amigos contaram ao O POVO um pouco de sua trajetória nesses 50 anos de vida. Vivendo em Manaus, ela conta que precisa de ajuda com a sua documentação - que está no Ceará
13:59 | Jul. 24, 2020
"Já estamos com 150 mil seguidores no Facebook! Vocês acreditam?!", comemora uma integrante de um dos grupos de WhatsApp que reúne fãs de Marina da Silva de Manaus - brasileira que teve um vídeo contagiante compartilhado por ninguém menos que Madonna. Inclusive, a rainha do pop não é a primeira fã da brasileira, que já agregava admiradores por todo o Brasil por meio das redes sociais.
Três grupos foram criados por amigos e parentes de Marina, residente de Manaus e que traz uma história que envolve saudade, cuidados e uma constante superação, em luta contra a dependência química. Por trás das telas, Marina da Silva e seus amigos contaram ao O POVO um pouco de sua trajetória nesses 50 anos de vida - acompanhada, inclusive, por muita música pop.
Nascida como Maria Solange e conhecida anteriormente como "Sol", a fortalezense foi "nascida e criada" no bairro Parangaba. Mas deixou familiares no Estado após ter ido para Manaus. Dependente química por 32 anos, Maria foi chamada em 2009 para ser "mula" até o Amazonas, nome dado a pessoas que transportam drogas.
Ela chegou à região Norte com o filho, também dependente químico e depois assassinado, em meio a cobranças de dívidas. Os fatos trouxeram consequências para Maria, que passou a circular pelas ruas de Manaus, capital do Estado.
Em situação de rua, ela chamou a atenção do empresário de revenda de automóveis Marcos Bastos. Diariamente, a mulher pedia por ajuda em seu escritório e, logo, o homem criou um carinho por ela. Ele reorganizou um dormitório para a cearense e ajudou com o pagamento da diária da casa. Juntos fizeram um acordo de via dupla: enquanto ele oferecia ajuda com a moradia, Marina teria que tratar a dependência química.
Ela aceitou o desafio e, a partir de então, internautas passaram a acompanhar a trajetória de Marina da Silva após ganhar um celular e gravar sua rotina. No entanto, uma recente recaída fez com que a contagem recomeçasse. Há quatro dias, está distante das drogas e vem novamente buscando o tratamento. "Antes, ela era sozinha, mas todo mundo a adotou e ela tem uma família", conta Marcos. Ela já foi viral na internet com outro vídeo em que falava sobre a disputa entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo de 2014.
Nas redes sociais, Marina esbanja sorrisos, traz atualizações sobre seu estado de saúde e tem entre suas bases a religiosidade para seguir pela vida. Atribui suas vitórias a Deus com a repercussão com o vídeo de Holiday. "Primeiro Jesus me notou. Depois foi a Madonna”, comemorou em uma live no último dia 23 de julho. "Como que não fica feliz sabendo que, depois de Jesus, uma popstar como a Madonna te compartilha?! Deixa a Madonna cantar pra mim. Ela canta e eu danço para ela", disse.
Fã da artista pop desde os 14 anos, ela conta ao O POVO que já desfilou em um concurso ao som de La Isla Bonita e chegou a ganhar o segundo lugar do pódio. Dentre as músicas preferidas de Madonna, também adora ouvir Crazy for You e já até construiu um fã clube da popstar com as primas quando era adolescente.
O sonho do reconhecimento por Madonna foi apenas um dos vários desejos de Marina. Ela ainda traz o anseio de reencontrar parentes, como o neto e a filha, no Ceará, que não mantém contato por divergências familiares. O tratamento dentário também é um dos pedidos.
Devido à repercussão do vídeo pela grande artista, Marcos - que acompanha as redes e os grupos de fãs da amazonense de coração - diz que as ajudas com o tratamento químico e o tratamento dentário de Marina da Silva de Manaus estão sendo alcançadas gradualmente. No entanto, por ter deixado sua documentação e outros registros no Ceará, os processos se tornam mais burocráticos.
"Marina não tem documentos e a esperança dela está em um cartório do Centro [de Fortaleza] e conseguir de volta seu registro. Vários já tentaram aqui e ainda não conseguiram", lamenta o empresário que pede ajuda para conseguir a certidão de nascimento original de Maria Solange Paulino Amorim. Em relação às outras ajudas, como mantimentos e roupas, já foram totalmente alcançadas pelos seus familiares.
Para entrar em contato com Marina e ajudá-la, é possível acompanhar sua rotina diária pelas redes sociais no Facebook e no Instagram através dos vídeos. Lá, a enxurrada de elogios é constante à cearense, além dos desejos da recuperação de Marina. "Eu gosto de gravar porque eu sou comediante. Eu gosto de fazer o público rir", disse a cearense.