Moradores reclamam de más condições de ruas em Quixeramobim
Dentre as queixas estão a falta de pavimentação, de saneamento básico e de iluminação públicaMoradores de Quixeramobim, interior do Ceará, têm feito reclamações devido às más condições de ruas que estão sem saneamento básico, com esgoto a céu aberto, sem pavimentação e falta de iluminação nos postes públicos.
“As vias se encontram em péssimas condições. Ontem choveu um pouco, mas foi o suficiente para ficar mais enlameada e de difícil acesso. Os moradores mal conseguem sair de casa porque fica complicado trafegar a pé ou de transporte. Para piorar, algumas ruas estão sem iluminação nos postes públicos e, durante a noite, andar por elas (ruas) se torna um perigo”, relata morador do bairro Salviano Carlos, que preferiu não ser identificado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O morador contou ao O POVO que entrou em contato com a Prefeitura de Quixeramobim, mas ainda não houve retorno sobre quando a situação será resolvida. “Já faz oito dias que liguei para falar com o pessoal da Secretaria de Infraestrutura e me disseram que o prazo para atendimento dessa demanda era de até 15 dias. Já se passou metade desse tempo e nenhuma informação sobre quando isso será resolvido foi dado aos moradores”, comenta.
O secretário de Infraestrutura de Quixeramobim, Flávio Ravy, afirma que conseguir resoluções definitivas para o problema no bairro ainda é muito difícil, por ter construções irregulares. "O bairro Alto da Colina, especificamente onde estão pedindo esses serviços, é um loteamento que se originou de forma irregular e sem autorização, inclusive sem seguir as especificações do plano diretor do município, o que ao longo desses anos vem trazendo muitos transtornos para a população que lá vive."
Ele afirma que, no início de sua gestão, a Secretaria realiza algumas visitas a obras, financiadas pelo governo federal, e constataram problemas no projeto do bairro, como falta de drenagem, problemas na topografia, e ausência de saneamento básico. Flávio afirma que a Secretaria começou a elaboração de um novo projeto para resolver os problemas.
"Por conta deste período de recessão que o nosso país vem passando nos últimos anos foi muito difícil conseguirmos o recurso para a execução desta obra, visto que o valor para a execução da mesma é bastante expressivo (...) mas este ano conseguimos a viabilidade junto ao Estado, todos os projetos se encontram aprovados e aguardando liberação, e o governo já sinalizou que em breve terá a liberação dos recursos e poderemos fazer a licitação". Ele conta que também estudará a implantação de postes de iluminação, pois, em alguns locais, não atendem aos requisitos para a implantação da iluminação.
Ele conta que já há a movimentação de agentes no local preparando o asfaltamento das ruas para melhorar o acesso. "A Secretaria já está colocando materiais nessas ruas, para um melhor calçamento e tráfego, mas por conta das recentes chuvas no município tivemos que paralisar momentaneamente as obras, para continuar o serviço", completou.
Com informações da repórter Luana Façanha
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente