Nuvem de poeira do Saara pode alterar cor do céu do Ceará, mas areia não deve ser sentida
Fortalza está na "periferia" da nuvem de poeira saariana e deve sentir os efeitos apenas na coloração do céu
19:17 | Jun. 24, 2020
Nos últimos dias, órgãos de meteorologia dos Estados Unidos captaram a chegada de uma larga nuvem de poeira nas américas, formada no deserto do Saara, na África. Chamado de "nuvem de poeira godzilla" por especialistas, o fenômeno tem camadas de partículas entre três e cinco quilômetros de espessura. Em Fortaleza, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os efeitos devem ser sentidos apenas na coloração do céu durante o nascer e o pôr do sol.
A Capital cearense, conforme modelos de previsão da Sede da Região Leste do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, está na "periferia" da nuvem de poeira saariana e por isto não deve sofrer consequências mais intensas. Ilhas do Caribe já sentiram os efeitos da nuvem de poeira saariana e alertaram a população para evitar contato com as partículas de ar, segundo a BBC.
O fenômeno é considerado comum e ocorre anualmente, porém conforme imagens de satélite, neste ano a intensidade deve ser maior. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOOA, em inglês) indica que a coluna de poeira continuará se movendo ao oeste pelo Mar do Caribe, chegando até áreas do norte da América do Sul, America Central e Costa do Golfo dos EUA até a noite do próximo domingo, 28.
LEIA MAIS| Nuvem de gafanhotos é registrada na Argentina e pode chegar ao Brasil
Nesta quarta-feira, 24, a NOOA divulgou imagens de satélite que mostram a "nuvem godzilla" já encobrindo a região do Caribe e uma boa parte do Golfo do México. No Twitter, um perfil que registra eventos meteorológicos publicou fotos comparando a costa de São Bartolomeu, uma ilha caribenha, antes e depois da chegada nuvem de poeira no último domingo, 21.
Ok, last dust pic for today and this one is perhaps the most incredible yet. The comparison photos were sent to me from Mirco Ferro who lives in St. Barthelemy. Check the dates in the photos (top is from March) - both are unfiltered or altered in any way. #SAL #DUST pic.twitter.com/FBwOG5ly1E
— Mark Sudduth (@hurricanetrack) June 21, 2020