Cremec classifica como "genéricas" denúncias de fraude em atestados de óbito por Covid-19
Conselho Regional de Medicina do Ceará afirmou, em nota, que suposições "maculam" a categoria. Sindicato da classe pediu que Ministério Público do Estado abra investigação sobre supostos laudos adulterados para alavancar estatísticas de óbitos por coronavírusO Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) considerou como “genéricas” supostas denúncias realizadas ao Sindicato dos Médicos de que profissionais da medicina estariam sendo pressionados a classificarem óbitos como suspeitas de Covid-19. Por meio de nota divulgada nesta quinta-feira, 14, a entidade afirmou que suposições “maculam” a categoria e reafirmou a autonomia dos profissionais.
De acordo com documento, as informações passadas pelo Sindicato sugerem “submissão passiva dos profissionais” ao supostamente manipularem óbitos por ordens de terceiros. “Macula a categoria médica como um todo, em sua honra e dignidade, ao inferir que os médicos estariam aceitando cometer "tamanha transgressão ética”, afirma ainda o conselho, em nota.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Cremec também reforçou que o profissional da medicina tem “absoluta autonomia em exercer a função” e não pode, em nenhuma circunstância, “renunciar a essa liberdade”. Quantos ao fato de que as supostas denúncias foram realizadas ao Sindicato, o Conselho afirmou que o apontamento de falhas e normas internas deve ser feito a eles, para que o órgão possa tomar as devidas medidas.
As supostas denúncias também repercutiram entre os parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará. Durante sessão remota realizada da tarde desta quinta-feira, deputados defenderam que o sindicato apresentasse provas sobre denúncias que afirmou ter recebido. O presidente da casa, José Sarto (PDT), afirmou ainda que está sendo protocolado pedido para que a Assembleia tenha acesso à peça jurídica apresentada ao MPCE pelo órgão.
Durante debate, o deputado estadual André Fernandes (PSL) foi apontado como “pivô” da desconfiança sobre o trabalho dos médicos no Ceará, uma vez que o parlamentar acusou publicamente o secretário da saúde do Estado, Dr. Cabeto, de fraudar atestados de óbitos como forma de “inflar” estatísticas sobre o novo coronavírus no Ceará.
A política de saúde de Bolsonaro: ouça a análise no podcast Jogo Político
Listen to "#80 - Bolsonaro e a frigideira dos ministros da Saúde" on Spreaker.
Acesse a cobertura completa do Coronavírus >
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente