Após mortes por Covid-19, Conselho de Enfermagem pede o afastamento de profissionais que estão no grupo de risco
Por meio do Observatório da Enfermagem, é possível verificar dados sobre casos e óbitos de enfermeiros em todos os estados; confira dados do Ceará
O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren) anunciou a morte de três profissionais de enfermagem por Covid-19 nesta semana e reforçou o pedido para o afastamento de profissionais que estejam no grupo de risco. Maria Sônia de Sousa, auxiliar de enfermagem; Salomão Rodrigues da Silva, técnico em enfermagem e o auxiliar de enfermagem Alfredo Ricardo Cavalcante morreram nesta semana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Prestando homenagens aos falecidos, o perfil oficial da Coren-CE no Instagram também reitera: “o apelo às autoridades que atendam as medidas judiciais já adotadas pelo Coren-CE com o objetivo de assegurar o afastamento dos profissionais do grupo de risco, bem como garantir os equipamentos de proteção individual aos que estão trabalhando”.
O perfil afirma que a Justiça e os gestores precisam entender que a vida dos profissionais também deve ser vista com urgência.
Por meio do Observatório da Enfermagem, ferramenta disponibilizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), é possível verificar os casos confirmados e óbitos em cada estado brasileiro. No Ceará, houve um total de 883 casos reportados e, até o momento, 5 óbitos. Os estados com maior número de casos reportados foram São Paulo (3.507 profissionais de enfermagem infectados e 27 óbitos) e Rio de Janeiro (3.121 casos e 29 mortes causadas pela Covid-19).
A maioria dos casos no Brasil foram de mulheres (84,77% dos casos), na na região Sudeste e na faixa etária de 31 e 40 anos. Mais dados podem ser verificados no link.