Volume do açude Castanhão sobe quase um metro em 24 horas

Também houve boas recargas em outros reservatórios da região jaguaribana

Sofrendo com sucessivos baixos aportes nos últimos oito anos (2012-2019), o açude Castanhão recebeu 40 milhões de metros cúbicos (m³) de água e subiu 0,98 metro em apenas 24 horas. Os números são da Gerência Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) da bacia do Médio e Alto Jaguaribe.

Com o aumento de quase 10% no volume, atualmente o açude tem 440,3 milhões de m³, o que representa 6,57% da capacidade. O Castanhão atingiu seu maior nível em 2004.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na região jaguaribana, também foram consideráveis os aportes do dia nos açudes Figueiredo (Alto Santo), com 57,5 mil m³; Ema e Canafístula (Iracema), com 27,2 e 20 mil m³, respectivamente.

Entre sábado e domingo, choveu em 64 municípios, conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As maiores precipitações aconteceram em Guaraciaba Do Norte, com 84 milímetros (mm), Amontada (Posto Jacuipe Nascente), com 72 mm, e Nova Russas, também com 72 mm.

Reservatórios do Ceará

Na última quarta-feira, O POVO noticiou que um terço dos açudes chegara à capacidade máxima. Ou seja, 54 dos 155 reservatórios monitorados pela Cogerh tinham 100% da capacidade. Cinquenta e dois seguem nesta categoria.

Há quatro dias, eram 76 açudes em estado crítico, com menos de 30% da capacidade de armazenamento. Neste domingo, 22, os números são melhores: 69 reservatórios. A situação mais grave está ainda nas bacias do Banabuiú e Alto e Médio Jaguaribe.

No acumulado deste ano, a recarga já chega a 1,4 bilhão de metros cúbicos. Araras, Castanhão e Orós estão entre os mais importantes do Estado e têm recebido aportes consideráveis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AÇUDES DO CEARÁ CASTANHAO MAIORES AÇUDES DO CEARÁ RESERVA DE ÁGUA ABASTECIMENTO AÇUDES 2020

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar