Secretaria da Saúde divulgará nesta quinta boletim atualizado sobre coronavírus no Ceará
Resultado de exame de paciente com suspeita de coronavírus em Fortaleza deveria ter sido divulgado na quarta, 26, mas ainda não saiu. Ceará não aparece em lista do Ministério da Saúde de casos suspeitos no BrasilA assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse ao O POVO que às 17 horas desta quinta-feira, 27, divulgará boletim atualizado com informações sobre o Covid-19 (doença causada pelo coronavírus) no Estado. Em coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira, 26, a Sesa deu detalhes sobre os casos suspeitos de coronavírus no Estado. Dois casos foram notificados em Fortaleza na manhã do mesmo dia, envolvendo profissionais da saúde.
Um deles é um médico, como O POVO adiantou, e o outro não teve a profissão informada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um dos casos já foi descartado: um paciente de 29 anos, que não teve a identificação divulgada e estava internado no Hospital Monte Klinikum. No caso do paciente de 35 anos que está internado no Hospital São José, o resultado estava previsto pra ser informado na quarta, 26, mas ainda não foi.
O Ministério da Saúde, no entanto, registrou casos suspeitos nos estados da Paraíba (1), de Pernambuco (1), do Espírito Santo (1), de Minas Gerais (2), do Rio de Janeiro (2) e de Santa Catarina (2), totalizando 20 casos. Ceará não aparece na lista. A atualização é de quarta-feira, 26, e as informações são da Agência Brasil.
Sobre os pacientes
Os dois vieram de uma região na Itália com registro de casos e apresentaram sintomas como tosse e coriza. Se for confirmada a suspeita, o paciente deve seguir em isolamento domiciliar.
Paciente de Fortaleza com suspeita de coronavírus é médico e está em quarentena
O novo caso suspeito de coronavírus no Ceará está sendo investigado pelas autoridades responsáveis, como confirmado pelo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto. O paciente é um médico que esteve na Itália, já em fevereiro.
Ele está internado no Hospital São José (HSN) e deve seguir em quarentena em casa. Os procedimentos adotados seguem o devido protocolo de segurança e normativas do Ministério da Saúde.
Conforme O POVO apurou, o homem apresentou alguns sintomas "leves" quando foi atendido no HSN. Após a realização do exame, o paciente aguarda o resultado em sua residência, onde está de quarentena. Ele não pode sair de casa até o resultado do exame derrubar a suspeita de coronavírus, caso seja uma falsa suspeita.