Jovem com suspeita de coronavírus internado em Sobral passou três meses na China

Ele chegou ao Ceará há cerca de 15 dias, após passar 90 dias na China. Ao todo são 9 registros de suspeita de coronavírus no Brasil.

17:52 | Jan. 29, 2020

Por: Cláudio Ribeiro
No Ceará, são 20 casos suspeitos (foto: Divulgação)

Atualizada e corrigida às 19h21min

Paciente com suspeita de coronavírus no Ceará se encontra internado em hospital da Unimed no município de Sobral, na região Norte, segundo O POVO apurou com duas fontes ligadas à saúde no fim da tarde desta quarta-feira, 29. O paciente seria do sexo masculino segundo as informações repassadas à reportagem. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou o caso por meio de nota. "[O paciente] Foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável", diz.

Jovem com suspeita do coronavírus usa WhatsApp e diz que está em observação de forma preventiva

Segundo Regina Carvalho, secretária da saúde de Sobral, o paciente é um jovem, técnico em energia eólica, que passou três meses morando na China. Ele voltou ao Ceará no último dia 17 de janeiro e conforme a secretária, não sabia da crise do novo coronavírus. O paciente chegou à Unimed Sobral na manhã desta quarta-feira, 29 com sintomas de febre e tosse, onde está internado em isolamento. Ele será transferido ainda na noite desta quarta-feira, 29, para o Hospital Regional Norte (HRN) em Sobral. 

O jovem passou pelas províncias de Puayng, Henan, além da capital chinesa de Pequim. A secretária Regina Carvalho informou que após chegar a Sobral, ele teve contato com família e amigos e foi ao cinema e a uma festa. Ele ainda transitou pelo município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. A orientação para os familiares, de acordo com a titular da Saúde de Sobral, é evitar aglomerações. 

O paciente foi submetido a uma testagem logo que deu entrada na unidade de saúde e ainda passará por uma segunda na noite desta quarta-feira. Nesta próxima quinta-feira, 30, as amostras levados ao Rio de Janeiro, para os laboratórios da Fiocruz.

Anteriormente, o presidente da Unimed Sobral, Carlos Arcanjo, havia informado ao O POVO que o paciente com a suspeita era um comerciante chinês, afirmação corrigida pela secretária de saúde de Sobral. A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral notificou a Sesa ainda nesta manhã, segundo o diretor da Unimed Sobral. "O paciente encontra-se estável, cumprindo protocolo de isolamento e aguardamento o resultado de exames laboratoriais. A Secretaria da Saúde de Sobral já realizou a notificação aos órgãos competentes, a coleta dos exames laboratoriais para investigação e segue acompanhando o caso para segurança e total tranquilidade da população", diz nota da Secretaria da Saúde de Sobral. 

O relato de uma cearense morando na China

O que se sabe sobre o coronavírus

A confirmação da suspeita no Ceará foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quinta-feira, em entrevista coletiva. Todos os casos suspeitos viajaram à China, segundo o MS. Há também três casos em São Paulo, dois em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um no Paraná. Ao todo são 9 registros de suspeita de coronavírus no Brasil.

Conforme o MS, já são 33 casos do novo coronavírus notificados, quatro descartados e 20 excluídos até o momento. Novo Boletim Epidemiológico deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira, 29.