No último mês da quadra, registro de chuva começa a diminuir no Estado
A quadra chuvosa compreende o período de fevereiro a maio. De fevereiro a abril choveu em todos os municípios cearenses, segundo dados da Funceme. Em maio, foi registrada chuva em em 175 dos 184 municípios cearensesNo início do ano, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia previsto maior chance de a quadra chuvosa de 2019 ficar dentro da média histórica de precipitações (600.7 milímetros). Quase na metade do último mês que compõe a quadra, poucos municípios apresentaram precipitações acima de 200 milímetros (mm) em maio. Historicamente, maio é o mês menos chuvoso da quadra no Ceará.
Este é, oficialmente, o último período da estação de precipitações do Estado. Ele costuma marcar apenas 90,6 mm e, atualmente, encontra-se com 32 mm. No balanço parcial da quadra chuvosa, o Ceará apresenta precipitações dentro da média, com observado de 631 mm. A categoria em torno da normal vai de 505,6 a 695.8 mm.
Ipaporanga, localizado na região da Ibiapaba, foi o único município a registrar mais de 245 mm no mês, superando a média histórica, que é de 53.8 mm. O litoral cearense também apresentou precipitações, com volume entre 50 e 100mm. Municípios do Sertão Central e Inhamuns, como Solonópole, Milhã, Senador Pompeu, Parambu e Canindé; Capistrano, no Maciço de Baturité e Umari, na região do Cariri, não registraram precipitações durante este mês.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineNo município de Fortaleza, até agora, não choveu o esperado em relação à média histórica. Foram observados 79.1 milímetros, valor que não chega à metade dos 200.8 mm da média. Segundo dados da Funceme, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), encontra-se afastado da costa norte do Nordeste brasileiro.
Previsão para os próximos dias
Para esta terça, 14, a previsão da Funceme aponta nebulosidade variável em todas as regiões do Ceará, o que se repete na previsão de quarta-feira, 15. Há a previsão de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-sul, na Ibiapaba e no Litoral Norte, nesta quinta-feira, 16. Nas demais regiões, chuvas isoladas no mesmo dia.
No litoral nordeste da Bahia, ainda segundo Funceme, observa-se a presença de um CAN - Cavado de Altos Níveis, que facilita a instabilidade do ar à superfície e a formação de nuvens e chuvas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente