Chega a 12 o número de açudes sangrando no Ceará; Cauhipe, em Caucaia, é o mais recente

Em um boletim publicado na última quinta-feira, 7, o Cauhipe foi o açude que recebeu o maior aporte, recebendo quase 1,8 milhão de metros cúbicos de água
Autor Redação O POVO Online
Foto do autor
Redação O POVO Online Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, o açude Cauhipe, localizado em Caucaia, atingiu a capacidade máxima de 12 milhões de metros cúbicos e sangrou. Com ele, o número de açudes sangrando no Estado chega a 12.

Em um boletim publicado na última quinta-feira, 7, o Cauhipe foi o açude que recebeu o maior aporte, recebendo quase 1,8 milhão de metros cúbicos de água.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os açudes que estão com sua capacidade máxima são:

Acaraú Mirim (Massapê)

São José I (Boa Viagem)

Diamantino II (Marco)

Itaúna (Granja)

Tucunduba (Senador Sá)

Gameleira (Itapipoca)

Batente (Ocara)

Cocó (Fortaleza)

Germinal (Palmácia)

Maranguapinho (Maranguape)

Tijuquinha (Baturité)

Cauhipe (Caucaia)

O número de açudes com volume acima de 90% também cresceu. Mais dois foram adicionados à lista publicada no O POVO Online na última quinta-feira, 7. São eles: Angicos (Coreaú) e Gavião (Pacatuba). Junto a eles, continuam na lista Gangorra (Granja), Jenipapo (Meruoca) e São Vicente (Santana do Acaraú).  

A lista de reservatórios com volume inferior a 30% de sua capacidade total teve uma mínima diminuição. Eram 99 na quinta, 7, agora são 98. Dez desses continuam secos, enquanto 30 estão com volume considerado morto, um a menos da lista divulgada anteriormente.

Açude Acaraú Mirim (Foto: Reprodução/Evilásio Farias)
Açude Acaraú Mirim (Foto: Reprodução/Evilásio Farias) (Foto: Foto: Reprodução/Evilásio Farias)

Volume de chuva

Nesta segunda-feira, 11, o açude Araras (Varjota) lidera a lista de maiores aportes, com mais de 5 milhões de metros cúbicos recebidos. Além disso, encabeça também a lista de maiores aportes semanal: o volume de água recebido nestes últimos sete dias foi de mais de 18 milhões de metros cúbicos.

O açude Maranguapinho sangrou também em 2018. A foto é de abril do ano passado. (Foto: Fabio Lima/O POVO)
O açude Maranguapinho sangrou também em 2018. A foto é de abril do ano passado. (Foto: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima/O POVO)

FORTALEZA ,CE, BRASIL 08-02-2019: Açude do Cocó, no Bairro Conjunto Palmeiras.(Gustavo Simão/ Especial para O POVO)
FORTALEZA ,CE, BRASIL 08-02-2019: Açude do Cocó, no Bairro Conjunto Palmeiras.(Gustavo Simão/ Especial para O POVO) (Foto: Gustavo Simão)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

açudes cauhipe caucaia açude na caucaia sangrando açude cauhipe sangrou lista de açudes sangrando açudes sangrando no ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar