Chega a 12 o número de açudes sangrando no Ceará; Cauhipe, em Caucaia, é o mais recente
Em um boletim publicado na última quinta-feira, 7, o Cauhipe foi o açude que recebeu o maior aporte, recebendo quase 1,8 milhão de metros cúbicos de água
16:23 | Mar. 11, 2019
De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, o açude Cauhipe, localizado em Caucaia, atingiu a capacidade máxima de 12 milhões de metros cúbicos e sangrou. Com ele, o número de açudes sangrando no Estado chega a 12.
Em um boletim publicado na última quinta-feira, 7, o Cauhipe foi o açude que recebeu o maior aporte, recebendo quase 1,8 milhão de metros cúbicos de água.
Os açudes que estão com sua capacidade máxima são:
Acaraú Mirim (Massapê)
São José I (Boa Viagem)
Diamantino II (Marco)
Itaúna (Granja)
Tucunduba (Senador Sá)
Gameleira (Itapipoca)
Batente (Ocara)
Cocó (Fortaleza)
Germinal (Palmácia)
Maranguapinho (Maranguape)
Tijuquinha (Baturité)
Cauhipe (Caucaia)
Leia mais
O número de açudes com volume acima de 90% também cresceu. Mais dois foram adicionados à lista publicada no O POVO Online na última quinta-feira, 7. São eles: Angicos (Coreaú) e Gavião (Pacatuba). Junto a eles, continuam na lista Gangorra (Granja), Jenipapo (Meruoca) e São Vicente (Santana do Acaraú).
A lista de reservatórios com volume inferior a 30% de sua capacidade total teve uma mínima diminuição. Eram 99 na quinta, 7, agora são 98. Dez desses continuam secos, enquanto 30 estão com volume considerado morto, um a menos da lista divulgada anteriormente.
Volume de chuva
Nesta segunda-feira, 11, o açude Araras (Varjota) lidera a lista de maiores aportes, com mais de 5 milhões de metros cúbicos recebidos. Além disso, encabeça também a lista de maiores aportes semanal: o volume de água recebido nestes últimos sete dias foi de mais de 18 milhões de metros cúbicos.