Cariri: processo para emissão da CNH Popular começa nesta segunda, 28
Os aprovados nas edições 2023 e 2024 do programa CNH Popular já podem iniciar o processo para obtenção da CNH nas categorias A e B
Os candidatos do Cariri aprovados nas edições 2023 e 2024 do programa CNH Popular podem iniciar, a partir desta segunda-feira, 28, o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) e B (carro). Os municípios contemplados são Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Campos Sales e Brejo Santo.
LEIA MAIS| Manuela DÁvila vai ao Cariri pagar promessa por cura do câncer da mãe
É + que streaming. É arte, cultura e história.
À rádio O POVO CBN Cariri, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Valdemir Catânio, informou que mais de dois mil candidatos da região já podem prosseguir com o processo de solicitação.
Como realizar solicitação?
“O procedimento é simples: o candidato deve entrar no site do Detran, fazer o agendamento para autoescola e comparecer com RG, CPF e comprovante de endereço. Depois, realiza o agendamento para a clínica, onde fará exames médicos e psicológicos”, explicou Valdemir.
Após aprovação nos exames médicos, os candidatos seguem para as aulas teóricas, teste teórico, e, posteriormente, iniciam as aulas e o teste prático. Todo o processo é gratuito para os contemplados aprovados no programa.
CNH Popular já chegou em 33 municípios do Ceará
Valdemir destacou que o atendimento da CNH Popular está em expansão no Estado. “Desde março, já atendemos cerca de 33 municípios. Com os cinco do Cariri, vamos chegar a nove mil pessoas. A expectativa é zerar o atendimento de todos os inscritos até setembro, beneficiando cerca de 37 mil cearenses”, afirmou.
Nos municípios menores, que não possuem estrutura como clínicas médicas ou autoescolas, o Detran tem levado caravanas aos finais de semana. “Para municípios pequenos, deslocamos equipes completas com autoescola e clínica médica para garantir atendimento”, ressaltou.
Ampliação do programa CNH Popular
Entre as novidades em discussão estão o “ABC Detran”, voltado a pessoas com dificuldades de alfabetização, e a retomada do programa “CNH Estudantil”. Segundo Valdemir, a CNH Estudantil seria destinada a estudantes da rede pública que alcançarem médias definidas pela Secretaria da Educação do Estado.
"Estamos detalhando os critérios, sempre com o objetivo de ampliar o acesso e seguir a orientação do governador Elmano de Freitas", informou.
Sobre o programa CNH Popular
Criado em 2009, o programa CNH Popular já beneficiou mais de 165 mil pessoas no Ceará. Com o aumento dos custos para obtenção da habilitação, a iniciativa é considerada essencial para a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho.
“Ter uma habilitação facilita o acesso a empregos e ao sustento das famílias. É uma política pública que deu certo e estamos estudando formas de ampliá-la ainda mais”, afirmou o superintendente.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente