Cariri: obras do Hospital Veterinário da UFCA têm início previsto para abril
Informação é do diretor de infraestrutura da UFCA, Washington Luiz de Souza. Com investimento de quase R$10 milhões, o Hospital Veterinário deverá beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a população da região
O Governo Federal autorizou a construção do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que será erguido no campus Crato. Com um investimento de quase R$ 10 milhões, a obra tem prazo de conclusão estimado em 24 meses e promete beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a população da região.
Informação foi dada durante entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, pelo diretor de infraestrutura da UFCA, Washington Luiz de Souza. Ele destacou que os trabalhos devem começar na primeira quinzena de abril.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Estamos aguardando a finalização dos trâmites burocráticos, como garantias, licenciamentos e alvarás. A expectativa, junto à empresa responsável, é iniciar as obras o quanto antes, pois sabemos da importância desse hospital, não só para a universidade, mas para todo o Cariri”, afirmou.
Estrutura e funcionamento
O hospital deverá ter uma estrutura dividida em quatro blocos principais:
Bloco 1 – Administrativo: abrigará a direção, recepção, salas de aula, triagem e toda a parte burocrática do hospital.
Bloco 2 – Clínica Médica: destinado ao atendimento e observação de pequenos animais, como cães e gatos.
Bloco 3 – Laboratórios: onde serão realizadas análises clínicas e exames para auxiliar os diagnósticos.
Bloco 4 – Cirúrgico: espaço destinado a intervenções cirúrgicas em animais que necessitarem de procedimentos mais complexos.
Além dessas áreas, o hospital deverá contar com estacionamento, guarita de controle de acesso, lanchonete para tutores, sistema de abastecimento de água e acessibilidade garantida com rampas e calçadas adequadas.
Atendimento à comunidade
Além de funcionar como campo de prática para os estudantes de Medicina Veterinária da UFCA, o hospital também prestará atendimento ao público. “Não será apenas um hospital-escola. Ele terá ensino, pesquisa e extensão, sendo totalmente aberto à comunidade”, explicou Washington.
A previsão inicial é de 50 atendimentos diários para pequenos animais e 20 atendimentos para animais de grande porte, o que ajudará a suprir a alta demanda da região. “O Cariri tem carência nesse tipo de serviço. Já existem alguns equipamentos funcionando, como a UPA Veterinária Lessa, no Crato, mas a demanda ainda é muito grande. Esse hospital será um reforço essencial”, destacou.