Covid-19: Crato, na região do Cariri, registrou 16 casos da doença
Farias Brito tem um caso confirmado. Outros 26 municípios da região do Cariri registraram juntos dez casosOs casos de Covid-19 vêm aumentando em todo o Estado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). A região do Cariri confirma a tendência. Só no município do Crato foram registrados 17 casos da doença. Por sua vez, Farias Brito teve uma confirmação. Outros 26 municípios da região registraram juntos dez casos.
À rádio O POVO CBN, a secretária da Saúde de Farias Brito, Maria Marcleide, explicou que as recomendações para que o aumento de casos não aconteça permanecem as mesmas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com Marcleide, é necessário realizar a “testagem, que é muito importante; em casos positivos, o paciente deve seguir o isolamento e o uso de máscara”, explica.
“O Estado realmente teve esse aumento de casos e isso já é reflexo do nosso zelo, da nossa vigilância atuante, que nós começamos a testar todos os nossos pacientes internos com sintomas gripais. Como reflexo disso, tivemos um caso positivo detectado dentro do nosso município”.
Segundo a secretária da saúde, o paciente que testou positivo possui 83 anos e possui outras doenças pré-existentes, mas já havia sido vacinada.
Leia mais
Covid-19: quais são os cuidados necessários?
Marcleide afirma que os idosos ainda são um dos grupos prioritários que ainda exibe certa resistência em relação à vacinação. Isso tudo por conta de “uma campanha contra, que foi feita”, aponta a secretária.
“Estamos fazendo uma busca ativa dentro do município. Temos todo esse zelo com a ajuda dos agentes de saúde e das equipes de saúde da família. Estamos atualizando a caderneta de vacinas em todas as consultas”.
A higienização das mãos e o uso de máscaras são as principais formas de cuidados, além do isolamento. “Acredito que está todo mundo habituado, mas não podemos relaxar em relação a isso. O Covid nunca deixou de existir. Quando começamos a testagem é que observa-se um crescimento no cenário epidemiológico”, finaliza.
Veja alguns cuidados para prevenção:
- Lave as mãos com água e sabão;
- Cubra boca e nariz ao tossir e espirrar;
- Evite compartilhar objetos pessoais;
- Mantenha os ambientes bem ventilados.