Chuva com ventania em Brejo Santo arranca telhados, derruba árvores e alaga ruas

A Defesa Civil relatou danos materiais, sem vítimas, e a Prefeitura iniciou ações de limpeza e avaliação dos danos

21:57 | Dez. 03, 2024

Por: Lara Vieira
Chuva provocou alagamentos nas ruas, enquanto a força dos ventos derrubou árvores e arrancou telhados (foto: Redes Sociais/Reprodução)

Uma chuva com forte ventania causou prejuízos e assustou moradores em Brejo Santo, município localizado a 521,75 km de Fortaleza, na região do Sertão do Cariri. O caso ocorreu no final da tarde desta terça-feira, 3. Registros feitos por moradores mostram que a chuva provocou alagamentos nas ruas, enquanto a força dos ventos derrubou árvores e danificou telhados, incluindo o Estádio Geraldão e uma escola estadual.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Brejo Santo registrou 29 mm de chuva entre as 7h de segunda-feira, 2, e 7h de terça-feira, 3.

O Estádio Geraldão foi um dos pontos mais atingidos. Registros divulgados nas redes sociais mostram que a estrutura metálica do telhado do estádio foi arrancada. Em outro vídeo, é possível ver moradores se abrigando em um posto de gasolina. Na rua, o vento arrastou estruturas e derrubou árvores.

Confira imagens da ventania em Brejo Santo 

Também foram registrados estragos na Escola Estadual de Educação Profissional Balbina Viana Arrais, no bairro Sol Nascente. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que o teto da unidade desabou devido à força do vento e da chuva.

No momento do incidente, as aulas ainda estavam em andamento, e os alunos foram liberados mais cedo. Através das redes sociais, a escola informou que, devido aos danos na estrutura causados pela chuva, as aulas desta quarta-feira, 4, estão suspensas.

À O POVO, a moradora Jandielle Sidrin, de 36 anos, relatou que o vento arrancou um outdoor de um terreno em rua na qual ela estava passando de moto. A estrutura metálica a atingiu em cheio. Felizmente, ela teve apenas ferimentos leves.

“Foi de repente. O tempo nublou e começou essa chuva com ventania”, ela conta. “Foi por volta das 17h. Eu estava saindo do trabalho e passando pelo bairro Morro Dourado quando o outdoor se soltou das madeiras de sustentação, voou e bateu em mim. Eu caí da moto e fiquei embaixo da placa”, detalha.

Jandielle conta que a moto ficou embaixo da placa, mas que conseguiu sair. Ela teve ferimentos leves e foi ao hospital. “Estou bem, graças a Deus. Vim ao hospital fazer um Raio X e vi que tive uma fissura no dedo da mão”, diz.

A Defesa Civil do município relatou apenas danos materiais, como o telhado de um estádio e também de uma escola, sem vítimas. Com a previsão de chuva para a região ainda na madrugada e manhã da quarta-feira, 4, o órgão deve acompanhar as próximas horas para ver como a situação vai se desenvolver.

Já a Prefeitura de Brejo Santo informou que está mobilizando esforços para minimizar os impactos causados. “Equipes de emergência e serviços urbanos já estão em campo para realizar a limpeza das áreas afetadas e avaliar os danos, garantindo a segurança e o bem-estar da população”, disse, em nota.

A gestão pede à população que permaneça atenta e evite áreas de risco até que a situação esteja completamente normalizada.

Previsão do tempo

A Funceme informou que o Ceará seguirá com previsão de chuvas nos próximos dias, devido à atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis próximo ao Nordeste.

As chuvas mais intensas são esperadas para o Cariri, Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, principalmente nas tardes, noites e madrugadas, com aumento da chuva no litoral a partir da noite de terça-feira, 3, até a manhã de quarta-feira.