Festival Afroancestral conta com oficina, tendas de saberes e feiras no Cariri
O evento contará com atividades culturais, oficinas, apresentações artísticas e feiras de artesanato, gastronomia e maisVisando promover o protagonismo das populações afroancestrais do Ceará, o Mercado AlimentaCE realiza a terceira edição do Ajeumbó: Festival de Cultura Alimentar Afroancestral, nesta sexta-feira, 18, e no sábado, 19. O evento acontece no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no município de Crato, a 538,5 km de Fortaleza. O Mercado e o CCCariri são geridos pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Mirante.
LEIA MAIS | Livro reúne receitas de 10 territórios de quilombolas do Ceará
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A titular da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, destacou a importância das tradições alimentares afroancestrais para gerar conexão e pertencimento dos povos e comunidades tradicionais.
“O Ajeumbó é uma oportunidade de a gente conhecer e reconhecer toda a riqueza e potencialidade de uma diversidade cultural e étnica que os povos e comunidades tradicionais quilombolas e povos de terreiro utilizaram como estratégia e inventividade para poder melhor viver”, disse em nota enviada à imprensa.
A diretora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa, falou sobre a importância da realização do evento no equipamento: “A origem dos quilombos na Chapada do Araripe se constrói através da definição de territorialidade, que incorpora o acesso aos recursos naturais disponíveis, adquirindo uma dimensão política e simbólica única”, disse a diretora em nota enviada à imprensa.
A diretora também afirmou que o evento é um grande encontro de “celebração da coletividade, que carrega em seu seio a fartura do conhecimento da terra e de seus alimentos”.
O Ajeumbó marca a estreia da segunda edição do Afrocearensidades, festival realizado pela Secretaria da Igualdade Racial em parceria com outras oito pastas, entre elas, a Secretaria da Cultura do Ceará.
Uma novidade na edição deste ano são as Tendas: que foram divididas nos segmentos Sementes, Saberes e Memórias. Cada uma com uma proposta na imersão e aprendizado sobre a cultura alimentar do Ceará.
O público poderá ter acesso a conteúdos audiovisuais sobre a cultura alimentar cearense, produzidos pelo Mercado AlimentaCE, Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, na Tenda dos Saberes.
Já a Tenda das Sementes, exibe ao público sementes crioulas do Ceará, em colaboração com a Cáritas Diocesana do Cariri, reproduzindo as tradicionais casas de sementes das comunidades de Catolé, em Nova Olinda, e Gravatá, em Caririaçu.
Os visitantes também poderão aprender mais sobre a diversidade genética e alimentar do estado, além de conhecer o agricultor Juvenal Januário Matos, que será homenageado na vivência, e também é conhecido como Seu Juvenal, guardião das sementes da comunidade Batateiras, no Crato.
E por fim, a Tenda das Memórias contará com um ambiente dedicado à escuta e ao diálogo, captando relatos sobre experiências relacionadas à cultura alimentar por meio de gravações de áudio.
Programação
O festival começou nesta sexta-feira, 18, com a presença da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, cerimonial de abertura, lançamento do livro “Mistura Quilombola: Comida, Identidade e Cultura no Ceará”, e o Samba de Terreiro da Mãe Alexandrina.
Além das Tendas, também houveram as feiras de artesanato, empório, gastronômica e agroecológica.
Sábado, 19
Oficina com degustação “Gastronomia e Afrobrasilidades: Afrocentrando a Cultura Alimentar Cearense”, com Lourence Alves;
Preparo de croquete de baião de dois com arroz vermelho e feijão de corda, das 9 às 12 horas
Intervalo, das 12h30min às 14 horas
COM/PARTILHA: Casa de farinha como espaço de cultura, das 14h30min às 15h30min
Vivência Chá da Memória, das 15h45min às 16h30min
Encontro de Povos de Terreiro, das 16h30min às 18h30min
Show “Negrazúmbida”, com Roberta Kaya, das 19 às 20 horas
Show Mahmundi, das 20h30min às 22 horas
Encerramento, às 22 horas
Serviço
3ª Edição do Ajeumbó: Festival de Cultura Alimentar Afroancestral
Quando: 18/10, das 16 às 21 horas
19/10, das 9 às 22 horas
Onde: av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato. Centro Cultural Cariri. Crato (CE)
Acesso: Ingresso Solidário – 1kg de alimento não perecível (exceto sal) para o Programa Ceará Sem Fome