Romaria de Nossa Senhora das Dores deve atrair 300 mil devotos a Juazeiro do Norte
O evento mescla religiosidade e cultura local, quase dobrando o número de habitantes da Cidade ao longo de 16 dias de celebraçãoA tradicional Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, será encerrada no próximo domingo, 15. Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria da Cidade, cerca de 300 mil romeiros devem visitar a Terra do Padre Cícero ao longo da festividade.
A festa teve início no último dia 31 de agosto, totalizando 16 dias de programação religiosa. A procissão de Nossa Senhora das Dores, realizada no Dia da Padroeira, marca o encerramento da romaria. Neste ano, a Basílica Santuário Mãe das Dores, Igreja Matriz de Juazeiro, espera que cerca de 150 mil romeiros comparecerão no encerramento dos festejos. A celebração é considerada o momento mais importante da festividade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri nesta quinta-feira, 12, o titular da pasta, Renato Wiliams, disse que o público esperado para esse ano está dentro do padrão das edições anteriores. Ele explica que o grande número de visitantes faz a população da Cidade quase dobrar, o que demanda mudanças na segurança e infraestrutura do município.
“É um número muito grande e daí se dá uma grande operação. Nós temos os agentes de trânsito trabalhando em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. A prefeitura coloca banheiros químicos nos locais de maior movimentação e o trânsito também é modificado”, informou.
Leia mais
-
Juazeiro do Norte inicia romaria de aniversário de morte de padre Cícero
-
Romaria de Nossa Senhora das Dores aquece comércio de velas em Juazeiro do Norte
-
Um mês após acidente, Voepass volta a vender rota Juazeiro do Norte-Fortaleza
-
Maioria da população de Juazeiro é a favor de armar a Guarda Municipal com arma de fogo
Reforma no Centro de Apoio aos Romeiros
Ainda durante entrevista, o secretário afirmou que o Centro de Apoio ao Romeiro precisa ser reconstruído, pois o equipamento não é convidativo para os visitantes: “A arquitetura do prédio não convida o romeiro a adentrar no equipamento”, disse. Renato Wiliams comparou o local com um labirinto e disse que já há um planejamento de reforma para o Centro, visando atender as demandas dos permissionários e romeiros que visitam Juazeiro do Norte.
O Centro de Apoio ao Romeiro foi inaugurado em 2011 e possui espaço para comércios e restaurantes, mas a maioria dos boxes está vazia. O equipamento fica localizado na Rua Padre Cícero, próximo à Igreja Matriz, um dos locais de maior movimentação de fiés.
O impacto da Romaria na economia do Cariri
O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Cariri, Júnior Feitosa, classifica a Romaria de Nossa Senhora das Dores como um momento ‘impulsionador da economia’ da região. Ele destaca o aumento na demanda dos setores de serviço, como a hotelaria e o segmento de bares e restaurantes, além do aquecimento do comércio local.
“As pessoas que visitam a Cidade vêm consumindo e injetando dinheiro na economia, seja do pequeno empreendedor ao grande empresário. Isso mostra a importância em fortalecer, acolher e qualificar o setor de turismo. Juazeiro tem em sua essência os setores do comércio e serviço como quase 90% da geração de emprego e renda”, afirmou à rádio O POVO CBN Cariri. (Colaborou Beatriz Silva da rádio O POVO CBN Cariri)