Mais de 160 colisões contra postes deixam 21 mil pessoas sem luz no Cariri em 2024
Em apenas seis meses, foram 162 ocorrências envolvendo colisões de carros em postes. O maior número foi registrado no triângulo CrajubarMais de 21 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na região do Cariri durante o ano de 2024 por conta de colisões contra postes. O dado foi informado pelo responsável da Base Sul da Enel Ceará, Jackson de Melo, em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri nesta terça-feira, 3.
Segundo as estimativas da empresa, foram registradas 162 ocorrências que envolvem acidentes e colisões com postes de luz ao longo dos seis primeiros meses deste ano. O maior número de registros foi no triângulo Crajubar, perímetro formado pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que concentra o maior volume populacional e frota de veículos do Cariri.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Jackson explicou que a Enel tem desenvolvido estratégias para reduzir o número de clientes impactados após a ocorrência de colisões contra postes de energia elétrica. Ele pontuou que o trabalho de restabelecer o fornecimento de luz após uma batida pode demorar horas e demandar um grande número de funcionários.
Leia mais
“Temos uma rede bem robusta com vários equipamentos de operação remota, que a gente consegue diminuir a quantidade de clientes impactados transferindo cargas em tempo real para tentar isolar o trecho que teve um evento. Até que se consiga localizar o exato ponto e faça o levantamento do que precisa ser feito, pode provocar várias horas de trabalho das equipes especializadas até que o fornecimento seja totalmente restabelecido”, disse Melo.
A empresa informou que quando um acidente de trânsito culmina na derrubada ou na danificação de um poste elétrico, o condutor do veículo é levado para a delegacia onde o acontecimento é registrado e são repassados os custos da operação para o responsável pela colisão. (Colaborou Beatriz Silva da rádio O POVO CBN Cariri)