Após encerrar greve, docentes da UFCA retomam processo seletivo do Sisu

As bancas ordinárias de heteroidentificação iniciam na próxima terça-feira, 2, e estarão abertas até o dia 5 de junho. Cada candidato deve comparecer à respectiva banca e realizar o exame

Após os professores das universidades federais encerrarem o movimento grevista, que durou mais de dois meses, docentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) retomam o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao ano de 2024. 

À rádio O POVO CBN Cariri, a pró-reitora de pós-graduação da UFCA, Polliana Luna, explicou que antes de dar início ao movimento paredista, a banca estava realizando a segunda chamada para aferição da veracidade da autodeclaração para as cotas raciais. Ela menciona que, em detrimento da greve, foi preciso suspender as bancas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Contudo, nessa quinta-feira, 27, todos os candidatos que optaram por concorrer por meio das cotas foram convocados para que, a partir da próxima semana, as bancas examinadoras realizem o processo de heteroidentificação, que consiste na percepção social de outros além do próprio candidato para a identificação étnico-racial.

“Nós vamos receber na próxima semana, 541 candidatos que vão passar por esse procedimento. Ao término das bancas vêm as etapas de recurso, resultados e, por fim, a confirmação presencial da matrícula para que possamos retomar efetivamente os nossos trabalhos de ensino aqui na UFCA”, complementa.

A convocação foi encaminhada aos candidatos via e-mail, nele consta a data e o horário agendado para o atendimento presencial, que ocorre na própria universidade.

“A gente pede a todas as pessoas que estão participando deste processo seletivo, que chequem as suas caixas de e-mail cadastrado na ocasião da inscrição. Às vezes o candidato acha que não recebeu e está na caixa de spam”, acrescentou Polliana.

As bancas ordinárias de heteroidentificação iniciam na próxima terça-feira, 2, e estarão abertas até o dia 5 de junho. Cada candidato deve comparecer à respectiva banca e realizar o exame.

Se, porventura, o candidato não puder comparecer ao exame nos dias supracitados, é necessário informar à universidade por meio do email [email protected] antes do dia 5 para que o atendimento seja incluído na banca para remanescente, que ocorre no dia 9 de julho.

A expectativa é que os resultados do Sisu sejam divulgados até o dia 24 de julho. A confirmação presencial de matrícula, por sua vez, ocorre entre os dias 29 e 31 do mesmo mês.

O calendário acadêmico, contudo, ainda não foi divulgado. A expectativa é que o cronograma referente a 2024.1 seja retomado de onde parou, ou seja, no processo de matrícula.

“Os veteranos vão poder fazer matrícula, os ingressantes vão terminar o Sisu e vão poder fazer matrícula e nós vamos compensar todos esses dias, todo esse conteúdo que nós não pudemos ministrar por causa da deflagração das greves”, pontua a pró-reitora de graduação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar