Ceará: região do Cariri recebe 13 novos veículos do Samu

Município de Juazeiro do Norte foi o que mais recebeu unidades

18:06 | Nov. 16, 2023

Por: Denilson Rodrigues
Doenças cardiovasculare são a maioria dos atendimentos do Samu Ceará (foto: Fátima Holanda/ Ascom Sesa)

A Região do Cariri será contemplada com 13 novos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), iniciativa do Governo Federal. A nova frota abrangerá Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA). O incremento se dá em celebração ao aniversário de 20 anos do serviço.

O Ministério da Saúde (MS) destinou um total de 33 novos veículos para atender aos 25 municípios cearenses. Esse investimento totaliza mais de R$ 9 milhões, contemplando 25 ambulâncias do tipo USB e 8 do tipo USA (UTI Móvel). No início deste ano, o Ceará já havia recebido 20 novos veículos, somando mais sete ao longo do primeiro semestre.

“Temos uma região que está em crescente, uma região que tem um público flutuante muito grande, devido às romarias. Essa renovação vem melhorar a qualidade de atendimento do Samu Ceará à população e é motivo de nos orgulharmos e de muita satisfação”, comemorou o coordenador do Samu na regulação Juazeiro e responsável pelos municípios do Cariri, Marcos Rulim, em entrevista ao O POVO.

Com a incorporação, a frota total no Ceará atinge 166 veículos de socorro, incluindo 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos. O município de Juazeiro do Norte foi o que mais recebeu unidades, com quatro de suporte básico e uma de suporte avançado; Crato recebeu uma unidade de cada; enquanto os municípios de Brejo Santo, Penaforte, Salitre e Várzea Alegre, receberam uma unidade de suporte avançado. Já Farias Brito recebeu uma unidade de suporte básico.


A demanda já era requisitada por parlamentares para a região do Cariri, diante dos diversos relatos ao longo dos últimos anos, de demora na prestação de socorro ou o não atendimento por completo em decorrência da falta de frota por estar avariada.