Incêndios florestais geram nuvem de fumaça em cidades do Cariri

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fenômeno foi ocasionado por incêndios florestais que atingem a região

18:47 | Out. 02, 2023

Por: Guilherme Carvalho
Nuvem de fumaça ocasionada por incêndios florestais em Juazeiro do Norte, no Cariri (foto: Farias Júnior / O POVO CBN Cariri)

Uma espessa nuvem de fumaça foi formada na cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, na noite deste domingo, 1°. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fenômeno foi ocasionado por incêndios florestais que atingem a região, em especial no município de Caririaçu, distante 28 km de Juazeiro.

Moradores relataram que a nuvem de fumaça foi percebida por volta das 22h30min. Houve relatos também nas cidades de Crato e Barbalha. Em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, o coronel do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, Norberto Santos, explicou que as características climáticas do período conhecido como B-R-O BRÓ favorecem o aumento do número de ocorrências de incêndios florestais.

“No segundo semestre, aumenta o calor, diminui a umidade do ar, aumenta também a velocidade dos ventos. Então, é um período que acontecem muitos incêndios em vegetação principalmente. Além desses fatores, temos outra questão: muitos agricultores ‘limpam’ o seu terreno e colocam fogo para se livrar do entulho. Isso é um dos fatores que tem aumentado muito o fogo”, disse.

Apenas em 2023, no período entre janeiro e agosto, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) apagou 2.368 incêndios em vegetação. O número representa um aumento de 191% se comparado ao valor observado no mesmo período no ano passado. Nos primeiros oito meses do ano de 2022, foram registrados 1.234 incêndios em vegetação no Estado.