Fóssil do Ubirajara jubatus: visitação no Geopark Araripe é aberta ao público

O fóssil é considerado o mais antigo já encontrado na região da Bacia do Araripe e chega ao Geopark Araripe para visitação aberta ao público

14:02 | Jun. 22, 2023

Por: Bruna Lira
Ubirajara jubatus: fóssil chegou ao Cariri, e público pode visitá-lo no Geopark Araripe (foto: AURÉLIO ALVES)

O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus chegou à região do Cariri nessa quarta-feira, 21. O artefato histórico, que estava na Alemanha há quase 30 anos, será apresentado à comunidade acadêmica nesta quinta-feira, 22, no Geopark Araripe, no Crato

As visitações serão abertas ao público e podem ser feitas nesta quinta, 22, e sexta-feira, 23, bem como na próxima segunda, 26, e terça-feira, 27, das 9 às 20 horas, no auditório do Georpark Araripe, que fica próximo à Universidade Regional do Cariri (Urca).

Para o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro, é um momento importante para o entendimento da população sobre a relevância histórica do fóssil, que retornou ao Brasil depois de um longo processo de repatriação.

“É uma grande oportunidade de conversarmos um pouco mais de perto com os nossos estudantes, não só da Urca, mas de outras instituições e escolas, sobre patrimônio, sobre o que é essa repatriação e como a gente pode ajudar o Brasil e o mundo a partir dessa discussão.”

O fóssil, datado do período Cretáceo, é considerado o mais antigo já encontrado na região da Bacia do Araripe. Após ser retirada de forma ilegal do Brasil e retornar ao País no dia 4 de junho, a peça agora será apresentada no Geopark Araripe e e, em seguida, deve ser levada ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens.

“Vamos apresentá-lo a toda comunidade da região. Não chega a ser uma exposição, mas será um momento de discussão e de conscientização da população. O fóssil estará no auditório para que o pessoal possa apreciá-lo e conversar com os nossos monitores para entender mais sobre ele. Depois, ele segue para o Museu, em Santana, onde faremos a cerimônia formal e abriremos a exposição 'Ubirajara pertence ao Brasil', da qual ele fará parte”, explica Allysson.