Operação Sorriso fez 55 cirurgias de fissuras labiopalatinas em quatro dias, no Cariri

A organização médica sem fins lucrativos esteve no Cariri durante a última semana para realização de triagem e procedimentos

Entre a última quarta-feira, 3 de maio, e o sábado, 6, a Operação Sorriso realizou 55 cirurgias gratuitas de pacientes com fissuras no lábio ou no palato, ou lábio leporino, no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, no Cariri, a 501,8 km de Fortaleza. O atendimento pós cirúrgico para estes pacientes deve acontecer na UBS João Cabral, em Juazeiro do Norte, nesta quarta-feira, 10 de maio.

Os pacientes que passaram por cirurgias na última semana estavam entre as 98 pessoas, dentre cearenses e moradores de outros estados, que participaram de uma triagem na UBS João Cabral, em Juazeiro do Norte, no último dia 1º de maio.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dentre aqueles que foram priorizados para realização dos procedimentos cirúrgicos, 40% foram crianças. 

“Às vezes são pessoas que conviveram durante muitos anos com restrições, com problemas, e a gente acaba, durante os procedimentos cirúrgicos, conseguindo melhorar um pouquinho a vida dessas pessoas,” afirmou a diretora executiva da Operação Sorriso, Cristina Murachco, ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri.

Na entrevista, Cristina Murachco também ressaltou a importância de que os pacientes participem do acompanhamento pós cirúrgico nesta quarta-feira. “É importante que o médico, que a enfermagem, que a gente veja a sequência da cirurgia, que a gente possa dar continuidade a esse atendimento,” informou.

No segundo semestre de 2022, a Operação Sorriso, que realiza mutirões de cirurgias gratuitas em diferentes regiões do Brasil, deve passar também pelo Pará, Amazonas e Rondônia.

Em agosto, a organização médica deve estar em Santarém (PA), para realizar cirurgias de enxerto. Posteriormente, em setembro, a Operação Sorriso iniciará o programa em Parintins (AM), com populações ribeirinhas na região. Por fim, entre o final de outubro e início de novembro deste ano, o grupo vai a Porto Velho (RO).

A Operação Sorriso busca retornar regularmente aos locais onde realiza programas cirúrgicos e, portanto, deve voltar ao Cariri durante o próximo ano. A previsão é de que o retorno aconteça no mês de abril de 2024.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Operação Sorriso cariri cirurgias de lábio leporino Fissuras labiopalatinas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar