Hora de Plantar já distribui sementes no Cariri em 2023
Programa estadual atua com pequenos agricultores para plantio de vegetais antes da quadra chuvosa; gerente da Ematerce conversou com a rádio CBN Cariri
07:05 | Jan. 11, 2023
O programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, já iniciou a distribuição de sementes em 2023. Nessa terça-feira, 10, o gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) na região do Cariri, Sérgio Linhares, conversou com a rádio CBN Cariri para detalhar o projeto.
A distribuição de sementes no Cariri começou ainda em dezembro de 2022. Sérgio pontuou que as entregas em Juazeiro do Norte ocorrem desde a última quinta-feira, 5. São disponibilizados grãos de milho e sorgo forrageiro, cereal usado na alimentação de rebanhos.
As sementes são de variedades selecionadas, com fins de garantir alta produtividade. Para este ano, a expectativa é de distribuir, no Cariri, mais de 20 toneladas de grãos.
Para receber o auxílio é necessário estar cadastrado como agricultor familiar no Hora de Plantar. A Ematerce concede as sementes aos produtores como doação.
A distribuição é feita nas sedes da Ematerce, em secretarias de agricultura dos municípios e pelos sindicatos de trabalhadores rurais. Antes do recebimento, os produtores recebem um treinamento sobre melhores práticas de plantio e cultivo.
Nas sedes da Ematerce, o recebimento das sementes pode ser feito das 7h30min às 17h, de segunda a sexta-feira. No período de distribuição do Hora de Plantar não há fechamento para almoço, com o órgão funcionando de maneira contínua durante todo o expediente.
Segundo Linhares, apenas agricultores que já estão registrados no programa podem receber as sementes. Existe a possibilidade, no entanto, que ainda em 2023 o Hora de Plantar seja novamente aberto para cadastro de pequenos produtores.
Em Juazeiro do Norte a distribuição será encerrada nesta quarta-feira, 11. O programa segue, entretanto, em outros municípios: o Hora de Plantar atua em todas as 184 cidades cearenses.
Mais notícias do Cariri
Leia mais
-
Parque Estadual Caldeirão de Santa Cruz do Deserto pode se tornar geossítio
-
Várzea Alegre: polícia recupera veículo roubado em SP há dez anos
-
Censo 2022: Cearense de Várzea Alegre é o mais velho recenseador em atividade no Estado
-
Bebê que nasceu no Cariri é primeiro atendimento de parto do Samu Ceará em 2023
-
Suspeito de roubo e furto no Crato com extensa ficha criminal é preso
-
Homem que se passava por missionário para cometer extorsão e estupro é preso em Barbalha
-
Grupos de reisado se apresentam em cortejo em Juazeiro do Norte
-
Médico salva amigo de engasgo durante confraternização em Juazeiro