Cariri espera receber 60 mil peregrinos para beatificação de Menina Benigna
A expectativa é do padre Wesley Barros, coordenador da Comissão para a Beatificação. Celebração tem ponto alto nesta segunda-feira, 24/10, às 17 horas, no Crato, e na terça, 25/10, em Santana do Cariri
17:25 | Out. 23, 2022
Às vésperas de completar 72 anos, dom Leonardo Ulrich Steiner, o primeiro cardeal da Amazônia, foi escolhido pelo Papa Francisco para presidir a cerimônia histórica de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, na Diocese de Crato, no Ceará.
A “menina”, santificada há anos pela fé popular, passa a ser também cultuada nos altares oficiais da Igreja Católica. Ela vem da rua e sua imagem ocupará, a partir desta segunda, 24, um lugar entre os santos reconhecidos pelo Vaticano.
Benigna não sairá da beira da estrada em Inhumas, povoado de Santana do Cariri onde há um rosário de memórias do rastro da Menina e uma capela de pedra erguida pela população. É o lugarejo onde foi assassinada em 1941, aos 13 anos, e onde peregrinos se acostumaram a fazer romarias, acender velas, deixar ex-votos, pedir graça e milagres para a mocinha que não aceitou o assédio machista de Raul Alves, 17.
A presença de dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), para além da cerimônia de beatificação, promoverá também um simbólico encontro entre os povos das florestas Amazônica e do Araripe.
A expectativa da comissão organizadora da beatificação de Benigna é que o religioso catarinense, que já foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fará uma homilia para um público provável de 60 mil peregrinos. Projeção feita pelo padre Wesley Barros, coordenador da Comissão para a Beatificação.
A cerimônia principal está marcada para as 17 horas desta segunda-feira, 24, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato — sede da diocese, que tem capacidade para receber 100 mil pessoas. Serão a missa e a liturgia solene de beatificação da Serva de Deus.
Em vídeo, dom Leonardo agradeceu ao papa a oportunidade de conduzir a transformação de Benigna na primeira beata do Cariri e, daqui a algum tempo, na primeira santa cearense.
“Honra porque podemos, a partir da celebração, honrar Benigna como beata. Nós queremos louvar e bendizer a Deus por ter dado à Igreja essa beata que foi fiel a Jesus, que viveu na santidade, que viveu na pureza, mas que também viveu profundamente a misericórdia cuidando de suas tias”.
Para o cardeal da Amazônia, que será acompanhado na celebração por 36 bispos, 200 padres e 200 seminaristas, Benigna “será um belíssimo exemplo para nós no seguimento de Jesus. Que ela nos ajude a sermos todos fiéis seguidores e seguidoras de Jesus até nos encontrarmos. E que Deus abençoe a todos!”.
Antes da hora da beatificação, nesta segunda-feira, haverá o Momento da Misericórdia, celebrado pelo missionário Geraldino com a Comunidade Missão Resgate, às 15 horas. Às 16 horas está programado o musical “A Hora do Martírio”, produzido pela Comunidade Amados do Céu e pelo Padre Monteiro.
Amanhã, terça-feira, 25, a imagem de Benigna seguirá numa carreata da sede da Diocese, no Crato, para a matriz, em Santana do Cariri. Sua estátua e sua imagem pintada serão “entronizadas” no altar da igreja que frequentou.
PROGRAMAÇÃO DA BEATIFICAÇÃO DE BENIGNA
Dia 24/10/2022
Onde: Crato, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante
15 horas – Momento da Misericórdia (Geraldino e Comunidade Missão Resgate)
16 horas – Musical “A hora do Martírio” (Padre Monteiro e Comunidade Filhos Amados do Céu)
17 horas – Celebração da Beatificação
Dia 25/10/2022
Onde: Santana do Cariri
14h30min – Louvor e acolhida dos peregrinos (Inhumas, Santana do Cariri)
15 horas – Saída da carreata, de Crato, com a imagem de Benigna para Santana do Cariri
15h30min – Caminhada com o quadro de Benigna do Santuário, em Inhumas, até a entrada de Santana do Cariri
16h30min – Acolhida da carreata e início da procissão
17 horas – Missa solene e entronização da imagem de Benigna na matriz de Santana do Cariri
Fonte: Diocese de Crato