"Nós estamos praticando a justiça na história", diz professor sobre Padre Cícero
Na definição do professor José Carlos dos Santos, Padre Cícero foi "perseguido e injustiçado pela Igreja"
16:17 | Ago. 20, 2022
A continuidade do processo de beatificação de Padre Cícero, anunciada pelo Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique, neste sábado, 20, foi motivo de alegria aos romeiros devotos do “Padim Ciço”, nome com o qual se tornou conhecido. Para o professor de filosofia da Universidade Regional do Cariri (Urca) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), José Carlos dos Santos, a decisão é um ato de justiça e verdade em relação ao Padre Cícero.
“Nós estamos praticando a justiça na história. Padre Cícero no seu tempo foi injustiçado, perseguido, os romeiros também foram e hoje estão tendo um ato de justiça e de verdade em relação ao Padre Cícero, seus afilhados e seus devotos”, afirmou José Carlos em entrevista à rádio O POVO CBN.
Na definição do professor, o agora servo de Deus Padre Cícero foi "perseguido e injustiçado pela Igreja", mas sempre se manteve fiel a ela. "Esse reconhecimento chega em um momento muito importante da nossa história", afirma. A partir de agora, a Diocese de Crato pedirá à Santa Sé a abertura de um inquérito para seguir com o processo de beatificação do fundador de Juazeiro do Norte.
A jornada eclesiástica de Padre Cícero começou em 1865, quando o jovem Cícero deixou Cajazeiras, localizada na então Paraíba do Norte, para ingressar no Seminário da Prainha, instituição de ensino criada para a formação dos novos padres que havia sido inaugurada no ano anterior.
No seminário, Padre Cícero estudou por cinco anos os cursos de filosofia e teologia. Foi ordenado presbítero em 30 de novembro de 1870 na Catedral velha de Fortaleza pelo primeiro Bispo da Diocese do Ceará, Dom Luís Antônio dos Santos. De acordo com registros históricos, Padre Cícero estava entre os alunos mais capacitados, o que lhe possibilitou lecionar na instituição. (Colaboraram Bemfica de Oliva, Carol Kossling e Catalina Leite)
Assista ao momento do anúncio
Bispo da diocese do #Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, anunciou esta manhã a autorização do #PapaFrancisco para abertura do processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista, nosso #PadreCícero. pic.twitter.com/TRgor9xJnC
— Vatican News (@vaticannews_pt) August 20, 2022