Enchentes no Rio Grande do Sul em 1941 e 1983: como foram as inundações
Tragédias provocaram inundações, resultando em mortes e pessoas desabrigadas; veja como foram as enchentes no Rio Grande do Sul em 1941 e 1983
00:38 | Mai. 16, 2024
Com as fortes chuvas que têm atingido o estado do Rio Grande do Sul (RS), o local sofre com a maior enchente da sua história. A tragédia supera os ocorridos no ano de 1941, quando as águas do Guaíba chegaram a 4,76 metros. Neste ano, o nível já alcançou 5,27 metros.
Indo além do Rio Grande do Sul, a enchente de 1983 afetou toda aquela região brasileira: Paraná e Santa Catarina também sofreram com os efeitos. Semelhante ao que está sendo visto hoje, diversas cidades ficaram sem eletricidade, comida ou água.
Enchentes no Rio Grande do Sul: como foi a inundação de 1941?
Durante 22 dias de chuva, entre abril e maio de 1941, as águas do Guaíba alcançaram 4,76 metros e isso resultou no que era, até então, a maior enchente da história do Rio Grande do Sul.
As fortes chuvas escoavam para o Guaíba e, por estar próxima geograficamente, a cidade de Porto Alegre foi uma das mais atingidas.
Cerca de 70 mil habitantes ficaram desabrigados - na época, o número equivalia a aproximadamente um quarto da população gaúcha. Locais como colégios e faculdades passaram a servir como abrigos.
A enchente atingiu o porto, o aeroporto e a estação ferroviária, o que deixou o município ilhado. A utilização de barcos e canoas tornou-se necessária pela inundação.
Uma das consequências da tragédia foi a ideia de desenvolver medidas para lidar com futuras situações de enchentes: foi construído o Muro de Mauá, além do reforço de diques, canais e bombas.
Outro efeito foi a proliferação de doenças entre os moradores, por conta da mistura das águas com os resíduos dos esgotos.
Doações ao RS: novos pontos de arrecadação são abertos no Ceará
Enchentes no Rio Grande do Sul: como foi a inundação de 1983?
Em julho de 1983, as fortes chuvas deixaram mais de 200 mil pessoas desabrigadas, atingindo os três estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Assim como foi em 1941 e como está sendo atualmente, o estado de calamidade pública foi decretado em várias cidades. Muitas ficaram isoladas, sem energia elétrica, água e alimentos. Foi a maior enchente do século 20 em Santa Catarina.
Uma mobilização nacional aconteceu para arrecadar mantimentos destinados às vítimas da tragédia, fato que vem sendo noticiado também nos dias de hoje.
Um amistoso de futebol foi organizado pela Globo, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, para doar a renda aos desabrigados. A seleção de atletas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná enfrentou os jogadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nomes como Pelé, Zico e Falcão estiveram presentes.
CONFIRA: Cascão, da Turma da Mônica, entra na água para ajudar vítimas no RS