Agentes comunitários e de endemias se mobilizam no DF por direitos trabalhistas

Agentes comunitários e de endemias se mobilizam no DF por direitos trabalhistas

Conacs lidera movimento nacional em defesa da aposentadoria especial, insalubridade em grau máximo, incentivo financeiro e aprovação da PEC 18

A Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs) promoverá, a partir desta segunda-feira, 28, até quarta-feira, 30, mobilização nacional em Brasília (DF) em defesa dos direitos trabalhistas dos agentes.

Entre as principais reivindicações estão a regulamentação da aposentadoria especial, já prevista na Emenda Constitucional 120; o reconhecimento da insalubridade em grau máximo; o incentivo de final de ano (IFA); e a aprovação da PEC 18, que garante três salários para quem possui nível técnico.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A mobilização conta com o apoio de profissionais de todo o Brasil, e diversas caravanas se dirigiram para Brasília no fim de semana.

Além disso, as redes sociais têm sido canal para a divulgação das reivindicações, com filtros personalizados sendo usados pelos agentes de todo o país e um crescente engajamento nas bases sindicais e municipais.

Para Ilda Correia, presidente da Conacs, a mobilização é uma pressão política necessária para o andamento das pautas no Congresso Nacional:

“É necessário valorizar cada vez mais esses trabalhadores, para estimular a entrega de um trabalho mais eficiente. Algumas pautas já estão tramitando em várias comissões, mas precisamos deixar clara a necessidade de celeridade nesses projetos”, explica.

Nesta segunda-feira, 28, está prevista a realização da Plenária Anual da Conacs. Amanhã, 29, haverá uma comissão geral com a participação de deputados e uma audiência pública, finalizando com um ato público na quarta-feira, 30.

“Para além dos agentes de saúde, queremos convocar várias outras entidades e trabalhadores da saúde, discutindo a saúde como um pilar da democracia no Brasil, com ênfase na atenção primária. Vamos atingir os objetivos propostos", finaliza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar