Embarcação com 60 pessoas naufraga no Marajó; todos foram resgatados com vida

Embarcação com 60 pessoas naufraga no Marajó; todos foram resgatados com vida

Embarcação com 60 passageiros naufragou no rio Paracauary, no Marajó, após colidir com um banco de areia

Uma embarcação que transportava 60 pessoas naufragou na noite de sexta-feira, 4, no arquipélago do Marajó, no estado do Pará. O barco, que havia partido de Breves com destino a Belém, colidiu com um banco de areia próximo a uma praia da região. Ninguém ficou ferido.

O barco, identificado como Ana Clara II, navegava no rio Paracauary, entre os municípios de Soure e Salvaterra. Segundo a Polícia Militar do 8º BPM, estavam abordo 20 homens, 32 mulheres e 8 crianças. “Todas foram resgatadas com vida”, informou a corporação. Entre os sobreviventes estava um bebê recém-nascido de apenas 12 dias.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA MAIS | Nove mortos em naufrágio de bote de migrantes na costa da Turquia

Confira registro feito por populares:

Conforme informações do G1, após o resgate, os passageiros foram levados à praia do Portinho, na praça das Comunicações, em Salvaterra, e posteriormente encaminhados para a Escola Ademar de Vasconcelos, onde permaneceram alojados.

A operação de resgate contou com o apoio de bombeiros, policiais e moradores da região. O salvamento aconteceu no início da madrugada de sábado, 5, em meio à escuridão e à água que invadia o barco. Segundo a polícia, “muitas pessoas estavam desesperadas”.

A Marinha informou que o barco encalhou antes de naufragar parcialmente e que não houve poluição ambiental. “A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) instaurou um Inquérito para apurar as causas e responsabilidades”, destacou a instituição em nota.

De acordo com a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transportes (Artran), a embarcação não estava registrada nos cadastros oficiais e operava de forma irregular. “A embarcação não consta nos cadastros de operadores regulares do serviço de transporte aquaviário de passageiros”, afirmou a Artran, que acompanhará a apuração do caso junto à Capitania dos Portos.

LEIA MAIS | Há 40 anos, o navio Mara Hope encalhava e fazia morada na costa de Fortaleza

Ainda no sábado pela manhã, com o nível da água mais baixo, algumas pessoas retornaram ao local do naufrágio para tentar recuperar seus pertences, muitos dos quais caíram na água no momento do acidente. O comandante do barco foi levado à Delegacia de Soure para prestar esclarecimentos, e a Polícia Civil informou que o caso será investigado pela unidade.

Todos os passageiros foram conduzidos a Belém, via balsa, na tarde deste sábado, 5.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar