Embarcação com 60 pessoas naufraga no Marajó; todos foram resgatados com vida
Embarcação com 60 passageiros naufragou no rio Paracauary, no Marajó, após colidir com um banco de areia
22:35 | Abr. 05, 2025

Uma embarcação que transportava 60 pessoas naufragou na noite de sexta-feira, 4, no arquipélago do Marajó, no estado do Pará. O barco, que havia partido de Breves com destino a Belém, colidiu com um banco de areia próximo a uma praia da região. Ninguém ficou ferido.
O barco, identificado como Ana Clara II, navegava no rio Paracauary, entre os municípios de Soure e Salvaterra. Segundo a Polícia Militar do 8º BPM, estavam abordo 20 homens, 32 mulheres e 8 crianças. “Todas foram resgatadas com vida”, informou a corporação. Entre os sobreviventes estava um bebê recém-nascido de apenas 12 dias.
LEIA MAIS | Nove mortos em naufrágio de bote de migrantes na costa da Turquia
Confira registro feito por populares:
Conforme informações do G1, após o resgate, os passageiros foram levados à praia do Portinho, na praça das Comunicações, em Salvaterra, e posteriormente encaminhados para a Escola Ademar de Vasconcelos, onde permaneceram alojados.
A operação de resgate contou com o apoio de bombeiros, policiais e moradores da região. O salvamento aconteceu no início da madrugada de sábado, 5, em meio à escuridão e à água que invadia o barco. Segundo a polícia, “muitas pessoas estavam desesperadas”.
A Marinha informou que o barco encalhou antes de naufragar parcialmente e que não houve poluição ambiental. “A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) instaurou um Inquérito para apurar as causas e responsabilidades”, destacou a instituição em nota.
De acordo com a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transportes (Artran), a embarcação não estava registrada nos cadastros oficiais e operava de forma irregular. “A embarcação não consta nos cadastros de operadores regulares do serviço de transporte aquaviário de passageiros”, afirmou a Artran, que acompanhará a apuração do caso junto à Capitania dos Portos.
LEIA MAIS | Há 40 anos, o navio Mara Hope encalhava e fazia morada na costa de Fortaleza
Ainda no sábado pela manhã, com o nível da água mais baixo, algumas pessoas retornaram ao local do naufrágio para tentar recuperar seus pertences, muitos dos quais caíram na água no momento do acidente. O comandante do barco foi levado à Delegacia de Soure para prestar esclarecimentos, e a Polícia Civil informou que o caso será investigado pela unidade.
Todos os passageiros foram conduzidos a Belém, via balsa, na tarde deste sábado, 5.