Sino gigante de 55 toneladas vem da Polônia para virar atração em Goiás

Sino gigante de 55 toneladas vem da Polônia para virar atração em Goiás

Imponente sino, o maior do Brasil, será instalado no município de Trindade e promete atrair turistas para a cidade
Autor Bianca Nogueira
Autor
Bianca Nogueira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um imenso sino de 55 toneladas está a caminho de Goiás e deve se tornar uma grande atração turística do estado. O monumento chegará no fim de maio e será recepcionado com missa e apresentações culturais no município de Trindade, além de ficar exposto ao público durante a Romaria do Divino Pai Eterno.

A peça foi produzida pela empresa polonesa Felczyscy, tradicional fabricante de sinos do mundo. Sua chegada ao Brasil marca um evento histórico para a cidade, que se prepara para receber o sino como símbolo de grandiosidade e tradição.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ele será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno em uma base projetada especificamente para sustentá-lo. A expectativa é de que o espaço seja visitado por milhares de turistas nos próximos anos.

O Gigante de Ferro

Batizado de Vox Patris (Voz do Pai em latim), o sino de 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro será um dos maiores do mundo. Pesando 55 toneladas, a peça foi projetada com materiais especiais para garantir sua durabilidade e qualidade sonora.

O projeto de instalação foi idealizado por um consórcio entre a Prefeitura de Trindade e a empresa responsável pelo transporte do sino. O objetivo é criar um espaço que combine o patrimônio histórico e cultural da cidade com a grandiosidade do novo monumento. 

No novo santuário também será construído o Museu Vox Patris. O espaço exibirá filmes sobre a criação e o translado do sino, reforçando seu papel como marco histórico, religioso e turístico. O projeto é conduzido pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

Dois sinos menores acompanham o Vox Patris e também integrarão o campanário. Em 14 de junho, será realizada uma celebração solene com o arcebispo Dom João Justino, que marcará o batismo dos sinos e o primeiro badalo em solo brasileiro.

O transporte e a instalação

O sino sairá de Cracóvia rumo ao porto de Gdansk, na Polônia, de onde segue de navio por 45 dias até o porto de Santos (SP). Esta primeira parada deve ocorrer entre 11 e 14 de maio.

De Santos será levado por terra em uma carreta especial, com paradas litúrgicas no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, em Belo Horizonte (MG), onde ficará entre os dias 17 e 20 de maio, e na Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde ficará de 21 a 24 de maio. Depois, segue para Trindade (GO).

Segundo a prefeitura de Trindade, o evento deve atrair até 6 milhões de fiéis entre 27 de junho e 6 de julho. A movimentação econômica pode crescer 30% em relação a 2024, quando foram gerados R$ 100 milhões em dez dias, segundo a gestão municipal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar