Seis influenciadores do Jogo do Tigrinho são presos no Ceará e em mais três estados
Prisões aconteceram em Juazeiro do Norte e nos estados Minas Gerais, Maranhão e Bahia durante operação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) nesta quinta-feira, 20
Seis mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, na manhã desta quinta-feira, 20, e nos estados de Minas Gerais, Bahia e Maranhão contra influenciadores digitais envolvidos com o Jogo do Tigrinho.
Também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de sete carros de luxo: um VW Nivus, três Jeep Compass, dois Corollas e um Toyota SW4 Diamond. Também foram bloqueadas as contas bancárias dos suspeitos. Os envolvidos foram conduzidos às unidades policiais, e as decisões judiciais foram cumpridas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), os alvos teriam sido cooptados por chineses para divulgação de suas plataformas. Conforme apuração da rádio O POVO CBN Cariri, os três influenciadores detidos foram identificados como Milena Peixoto, com 207 mil seguidores; Victória Oliveira, com 153 mil seguidores, e Janisson Moura; com 21,1 mil seguidores.
Conforme o delegado Geoavane Moraes, a investigação contra a divulgação de plataformas de cassinos onlines não permitidas no Brasil teve início em maio de 2023.
"Na éposa, se apresentou algumas medidas cautelares que proporcionaram que a gente aprofundasse as investigações e verificasse que o crime não se limitava à divulgação da plataforma, mas eram utilizados meios fraudulentos", disse o delegado.
Ainda segundo Moraes, um dos meios era a utilização de uma conta "demo" ou "conta teste", utilizada para apresentar ganhos fictícios nas redes sociais para que novos usuários fizessem cadastros nas plataformas e sofressem prejuízos. "O prejuízo das vítimas eram os lucros dos influenciadores", explica.
Operação denominada "Gize" foi executada pela da Polícia Civil do Ceará, por meio de investigação conduzida pelo Núcleo Avançado de Inteligência (NAI) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.
Conforme a Polícia Civil, o objetivo da iniciativa também é combater os crimes contra a economia popular.
O POVO procurou as assessorias de imprensa dos três influenciadores presos em Juazeiro. A matéria será atualizada quando houver resposta. Os demais suspeitos não foram identificados.
Atualizada às 12h31min