Compartilhamento de agulha em sala de aula torna mais de 40 alunos suscetíveis a infecções no Espírito Santo
Atividade prática em aula de química acaba em demissão de professor por colocar saúde dos alunos em risco
Adolescentes da rede estadual de Laranja da Terra (ES) são considerados de “alto risco” para doenças devido ao compartilhamento incorreto de agulha em prática durante uma aula, na sexta-feira passada, 14.
A atividade ocorreu em uma cidade da região serrana do Espírito Santo, e acabou na demissão do professor responsável por colocar em risco a saúde dos estudantes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com os alunos em matéria divulgada pelo portal g1 Espírito Santo, a mesma agulha teria sido utilizada entre quatro turmas, sem a higienização ou troca devida do material para uma demonstração de como descobrir o tipo sanguíneo de cada um.
A polícia local foi acionada após queixa dos pais ao ocorrido, envolvendo também a Secretária Municipal da Saúde de Laranja da Terra, que encaminhou os alunos para uma testagem no hospital municipal da cidade. Todos os resultados atuais dos 44 alunos testados deram negativos para possíveis infecções.
Tal exercício é considerado um fator preocupante para as autoridades da saúde, pois doenças potencialmente graves como hepatite, aids/ HIV e outras infecções bacterianas são facilitadas pelo contato do sangue.
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou que os adolescentes estão frequentando normalmente as aulas e em boas condições de saúde. Em relação ao professor, ele teria sido demitido e o caso encaminhado para a corregedoria da Sedu, sendo analisado como “atividade realizada sem a autorização pedagógica”.