Quarta de Cinzas: o que não pode comer? Entenda tradição que inicia a Quaresma

Quarta de Cinzas: o que não pode comer? Entenda tradição que inicia a Quaresma

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de reflexão, penitência e preparação para a celebração da Páscoa

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período marcante na Igreja Católica de reflexão sobre a mortalidade humana e a necessidade de reconciliação com Deus. Tradicionalmente, essa data ocorre após o Carnaval e 40 dias antes da Páscoa.

Dessa forma, a Quaresma é um período de 40 dias que antecede o Domingo de Páscoa. Embora estudiosos debatam a origem exata da palavra, acredita-se que "Quaresma" tenha raízes germânicas e derive da palavra lencten, que significa "primavera".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Outro possível significado para o termo está relacionado a "março", o mês em que ocorre a maior parte da Quaresma. Em 2025, esse período terá início na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março.

Durante a Quaresma, algumas tradições são observadas. No cristianismo, esse período impõe certas restrições, especialmente alimentares, como o jejum ou a prática de penitências.

Quarta-feira de Cinzas: a marcação na testa

A Quarta-feira de Cinzas é um momento de reflexão e arrependimento, marcando o início da preparação para a ressurreição de Cristo.

Nessa data, é comum que fiéis marquem a testa com cinzas em formato de cruz, simbolizando publicamente seu remorso pelos pecados.

As cinzas representam o pó do qual Deus criou a humanidade, lembrando a fragilidade da vida e a misericórdia divina.

Quarta-feira de Cinzas: quando começa e termina a Quaresma em 2025

Como o Carnaval termina em 4 de março, a Quaresma se inicia no dia seguinte, em 5 de março, com a Quarta-feira de Cinzas.

O término da Quaresma pode variar conforme a tradição religiosa. Para algumas denominações cristãs, ela se encerra no Sábado Santo, véspera da Páscoa.

Já no catolicismo romano, o período termina ao pôr do sol da Quinta-feira Santa, em 17 de abril de 2025, dia que relembra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos.

Quarta-feira de Cinzas: o que não pode fazer?

Tradicionalmente, a Quaresma é um tempo de renúncia, simbolizando sacrifício e autodisciplina.

1º líder religioso muçulmano abertamente gay é assassinado a tiros; CONHEÇA

Abrir mão de algo significativo pode não parecer atraente, mas o exercício do autocontrole e da autorreflexão torna essa prática valiosa. Confira algumas das principais restrições:

Comer carne

A Igreja Católica recomenda o jejum e a abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas. O jejum consiste em fazer apenas uma refeição completa ao dia, enquanto a abstinência se refere à exclusão da carne vermelha do cardápio.

Desde os primeiros tempos do cristianismo, as sextas-feiras foram reservadas como um dia de penitência, em memória do sofrimento e morte de Cristo. Como a carne era considerada um alimento associado a celebrações, sua restrição foi adotada como um sacrifício simbólico.

Na Quaresma, além da Quarta-feira de Cinzas, todas as sextas-feiras também são dias de abstinência de carne.

Comer ovos ou frango

Produtos derivados de aves, como ovos e carne de frango, não estão incluídos nas restrições alimentares da Quarta-feira de Cinzas.

Segundo o Código de Direito Canônico (1251), “todas as sextas-feiras, salvo se coincidirem com uma solenidade, deve-se observar a abstinência de carne ou de outros alimentos determinados pela Conferência Episcopal. O jejum e a abstinência devem ser observados na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.”

A sombrinha de frevo não é de Pernambuco: os números que mostram a supremacia da China até no Carnaval; CONFIRA

Além disso, na Sexta-feira Santa, o jejum consiste em uma refeição completa e duas menores, que juntas não excedam a quantidade da refeição principal.

Quando voltar a comer carne?

Se o fiel não estiver praticando um jejum de 40 dias, poderá consumir carne normalmente, exceto na Quarta-feira de Cinzas e nas sextas-feiras da Quaresma, quando a abstinência é recomendada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar