Carnaval 2025: saiba quais escolas de samba desfilam no RJ nesta segunda, 3
Em 2025, pela primeira vez na história da Passarela do Samba, as exibições das 12 agremiações da elite serão divididas em três dias
O evento mais aguardado pelos adoradores do Carnaval é o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, 3 de março, mais quatro agremiações irão se apresentar: Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel.
Em 2025, pela primeira vez na história da Passarela do Samba, as exibições das 12 agremiações da elite serão divididas em três dias (domingo, segunda e terça-feira), porque - desde sua inauguração, em 1984 - os desfiles eram feitos em duas noites (domingo e segunda-feira).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ou seja, na noite anterior, foram apresentadas as escolas Unidos de Padre Miguel, Imperatriz, Viradouro e Mangueira.
Já nesta terça-feira, 4, estarão Mocidade, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.
Os desfiles serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, tanto na TV aberta quanto via streaming no Globoplay. A equipe de apresentadores contará com Milton Cunha, Alex Escobar e Karine Alves.
- TV Globo: TV aberta
- Globoplay: Streaming
Como foi o primeiro dia de desfile?
A escola que abriu os desfiles foi a Unidos de Padre Miguel, a grande vencedora da Série Ouro de 2024 e que retorna ao Grupo Especial depois de mais de 50 anos, já que a última participação foi em 1972.
No primeiro dia, detalhes em neon que brilhavam no escuro, elementos como água, fogo e fumaça, além de carros alegóricos com partes móveis foram alguns dos recursos usados pelas escolas de samba. As religiões de matriz africanas e afro-indígenas foram o centro das apresentações.
As agremiações são avaliadas em nove quesitos: bateria, samba enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. O resultado será divulgado na quarta-feira, 5.
Movimentação na economia
De acordo com a prefeitura do Rio, o Carnaval movimentará R$ 5,7 bilhões na cidade. A estimativa foi elaborada pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, pelo órgão municipal Instituto Fundação João Goulart e pela Riotur, empresa pública que promove o turismo na cidade.
São esperados 8 milhões de foliões - entre cariocas e visitantes - nos diversos eventos carnavalescos, como blocos, bailes populares e desfiles. A grande maioria (6 milhões), nos blocos de rua. Contando o Pré-Carnaval e o sábado posterior à festa, 8, a cidade tem 457 apresentações de blocos autorizadas.
Em todo o Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval deve movimentar R$ 12,03 bilhões em receitas no País, um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação.