"Melhor banho da minha vida", diz idosa ao entrar no mar pela 1ª vez aos 99 anos

"Melhor banho da minha vida", diz idosa ao entrar no mar pela 1ª vez aos 99 anos

Apesar da idade avançada, Walterlina mantém uma rotina ativa, acompanhando as tarefas domésticas e frequentando academia duas vezes por semana

Prestes a completar 100 anos, a gaúcha Walterlina Porto da Silva, superou o medo e realizou um antigo sonho de tomar um banho de mar. Acostumada a apenas molhar a ponta dos pés, ela tomou coragem e decidiu viver essa experiência na última quinta-feira, 6, em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul.

"Foi o melhor banho da minha vida. Não chorei porque a água bateu no rosto e levou as lágrimas embora. Quando entrei, fiquei com medo. Antes, só molhava os pés. Mas, desta vez, fui indo, a água foi subindo. Aí, veio uma onda e me lavou inteira. Foi uma emoção enorme", descreveu a idosa, em entrevista ao g1 Rio Grande do Sul.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Walterlina não teve filhos biológicos, mas considera os dois sobrinhos como filhos. Deles, ganhou dois netos e um bisneto. O incentivo da família foi essencial para realizar o sonho, assim como o suporte do serviço de banhos acessíveis do SESC/RS.

A iniciativa gratuita, que utiliza cadeiras anfíbias, permite que idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade entrem na água com segurança, sempre com o acompanhamento de técnicos especializados, que garantem a segurança e o acesso à água.

"Os instrutores foram muito gentis, e a água estava limpa e morna. Vou fazer 100 anos e estou feliz e realizada", relatou a idosa em entrevista ao g1.

Nascida em 26 de fevereiro de 1925, a gaúcha é natural do município de Taquari, na região central do estado. Walterlina morou por quatro décadas em Brasília antes de se estabelecer em Porto Alegre.

Mesmo na idade avançada, mantém uma rotina ativa, acompanhando as tarefas domésticas e frequentando academia duas vezes por semana. Ao longo da vida, a dona de casa se dedicou aos trabalhos manuais e à culinária, especialmente doces.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar