King Air: o que se sabe sobre o avião que caiu em SP

King Air: o que se sabe sobre o avião que caiu em SP

Modelo foi adquirido por advogado em dezembro de 2024 e a aeronave caiu apenas cinco minutos após decolar. Confira detalhes do ocorrido

Um avião de pequeno porte caiu e atingiu um ônibus que passava pela avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 7. Até o momento, foram confirmadas duas mortes e seis pessoas feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Veja o que se sabe sobre o ocorrido.

Queda de avião em SP: qual o modelo da aeronave?

A máquina do acidente era uma Beechcraft King Air F90, registrada sob a matrícula PS-FEM, e tinha capacidade de até oito pessoas a bordo. Foi fabricada em 1981 e passou a pertencer à empresa Maxima Inteligência Operações e Empreendimentos em dezembro de 2024.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O modelo tem bimotor turboélice e cabine pressurizada; geralmente, é utilizado para uso executivo e voos particulares, com custo variando entre R$ 10 milhões e R$ 35 milhões.

Queda de avião em SP: a quem pertencia a empresa dona do King Air?

Os sócios do empreendimento são Márcio Louzada Carpena e Maria da Graça Paz Louzada. Carpena é advogado e compartilhou a notícia da compra da aeronave com as 21 mil pessoas que lhe seguem no Instagram.

O homem fez uma viagem ao Uruguai com a família em dezembro do ano passado. Também publicou fotos a bordo do avião no dia nove de janeiro e fez imagens na manhã de hoje, 7/2, cerca de uma hora antes da queda.

Queda de avião em SP: quem foram as vítimas?

Apenas dois homens estavam na aeronave e seus corpos foram encontrados carbonizados dentro do King Air F90. O piloto Gustavo Medeiros e o advogado e empresário Marcio Louzada Carpena foram as vítimas da tragédia.

Queda de avião em SP: qual o trajeto da aeronave?

O avião decolou do aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, por volta das 7h15. O avião caiu cerca de cinco minutos depois, a 5 km do local do acidente, em tentativa de pouso de emergência, com dois passageiros a bordo.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foi acionado para investigar as causas do acidente.

Queda de avião em SP: como o acidente aconteceu?

Segundo testemunhas oculares, o avião se arrastou pela avenida até se chocar com a traseira de um ônibus da linha 8500 e explodir. O transporte coletivo estava parado para subida e descida de passageiros.

Antes de atingir o outro veículo, o avião bateu em uma árvore e em uma placa de trânsito, que acabou atingindo um motociclista que foi socorrido no local. Mais cinco pessoas que estavam dentro do coletivo saíram feridas.

*Matéria atualizada às 10h53min.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar