Professor viraliza ao ensinar alunos dos EUA a cantar músicas em português
Vídeos do educador brasileiro cantando com seus "mini-queridos" viralizaram nas redes sociais ao mostrarem crianças dos EUA cantando clássicos da MPB; ConfiraUm professor brasileiro está encantado internautas nas redes sociais ao ensinar crianças dos Estados Unidos (EUA) a cantar músicas brasileiras. Entre as canções estão os clássicos "Alecrim Dourado", "Velha Infância" e "Borboletinha". Seus vídeos são sucesso na internet e somam milhões de visualizações.
O educador Liel Vini mostra em seus vídeos a paixão pela música e os momentos de troca com seus alunos durante a incorporação de elementos da cultura brasileira nas atividades pedagógicas. Ele atua há oito anos em uma escola de Atlanta, nos Estados Unidos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Professor que ensina alunos dos Estados Unidos a cantar música em português disse que vídeo foi algo espontâneo
Vini, que é cantor e compositor, já gravava vídeos para o TikTok e Instagram. Em entrevista ao O POVO, o professor contou que a ideia de gravar o primeiro vídeo com a turma de alunos foi algo totalmente espontâneo e improvisado.
"Em uma aula, perguntei aos alunos o que eles gostariam de cantar, e eles sugeriram ‘Cai, Cai, Balão’, uma música que havíamos aprendido no ano anterior. Gravei a apresentação porque ficou muito fofa e enviei para minha mãe e meu irmão"
Liel Vini
Em seguida, após publicar o vídeo em seus stories, no Instagram, começou a receber diversas mensagens de pessoas elogiando a gravação. Quando a publicação foi feita no feed da rede social, a repercussão foi ainda maior.
"Tudo aconteceu de forma muito natural e inesperada!", afirma o brasileiro.
Confira vídeo de alunos dos EUA cantando música em português
@lielvini E mini queridos cantando “Velha Infância.” Pode? Decidi puxar o limite dessa criançada maravilhosa e estamos aprendendo “música de gente grande.” ESCUTEM ESSE PORTUGUÊS!
original sound - Liel Vini
Xuxa mandou mensagem para professor que viralizou ensinando crianças dos EUA a cantar em português
Até a Xuxa, rainha dos baixinhos, mandou mensagem para Liel, falando sobre seus vídeos. “Foi um choque no começo”, disse.
“Demorei algumas semanas para entender a dimensão e o alcance dos vídeos”, completa ao mensurar a repercussão de suas interações com os alunos.
Um de seus vídeos, que também fizeram sucesso nas redes, dessa vez no TikTok, foram as crianças cantando o clássico da MPB "Velha Infância".
O registro ganhou tamanha dimensão que chegou a ser compartilhado pela cantora Marisa Monte, uma das vozes da interpretação que imortalizou a canção nos corações dos brasileiros.
Para dimensionarmos melhor o sucesso dos vídeos do brasileiro com os "mini-queridos", como o professor carinhosamente os chama, cabe dizer que uma única publicação no TikTok já conta com mais de 5 milhões de visualizações e milhares de comentários e reações de um público cada vez maior e diverso.
Professor que ensina crianças dos EUA a cantar em português começou a carreira musical em Minas Gerais
O cantor mora nos Estados Unidos há dez anos, mas sua carreira como professor de música começou ainda no Brasil. Apesar de ter nascido em Promissão, cidade paulista, foi em Minas Gerais que, aos sete anos, ele conheceu um professor de música que o ajudou em seu aprendizado.
"Esse incentivo foi decisivo para mim, e, a partir daí, nunca mais parei de estudar música. Aos 17 anos, me mudei para Bauru, onde iniciei o curso de Educação Musical"
Liel Vini
Tempos depois, ele ganhou uma bolsa de estudos na faculdade Georgia State University, em Atlanta, nos Estados Unidos, onde concluiu sua formação e começou a lecionar em um colégio da região.
Durante a faculdade, o brasileiro começou a fazer trabalhos voluntários em uma escola da cidade norte-americana para treinar seu inglês.
“Esse voluntariado se transformou no meu estágio, e, no final do estágio, a escola me ofereceu uma vaga de trabalho. Trabalhei lá por alguns anos até me mudar para a escola onde estou atualmente", relembra o educador brasileiro.
Professor diz que as crianças aprendem o contextos sociais e históricos das música que cantam em português
Em entrevista ao O POVO, Liel revela que engana-se quem acredita que os estudantes apenas repetem sons sem entender o que estão cantando. O professor explica que as crianças são extremamente curiosas e querem entender a letra da canção.
Por causa do contexto cultural, algumas traduções são mais desafiadoras. No entanto, segundo ele, os alunos têm uma incrível capacidade de compreender contextos sociais e históricos.
“Quando aprendemos ‘Cai, Cai, Balão’, falamos sobre as Festas Juninas no Brasil e seu significado cultural. Já ao aprender ‘Boi da Cara Preta’ e ‘Boi da Cara Branca’, exploramos a tradição do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, no Amazonas”, explica.
Vini diz que fica feliz em conseguir levar um pouco da cultura do Brasil para outro país. Ele acredita que é fundamental preservar e compartilhar nosso folclore de forma positiva.
"O Brasil é um país culturalmente rico, e nosso folclore merece ser valorizado e mantido vivo. Parte do meu sonho é contribuir para isso"
Liel Vini
Confira outras notícias relacionadas:
Leia mais
-
Bolinho de Salsicha por R$ 200? Placa em parede de comércio viraliza nas redes sociais
-
Mulher viraliza ao encontrar bolsa vintage com bilhete em brechó
-
Vídeo de torcedor do Corinthians responsável pela compra da cabeça de porco viraliza
-
Video: Idosa faz terço com 62 pedras retiradas da própria vesícula e história viraliza
-
"Escrevi como se estivesse debatendo", diz professor de Jaguaribe que tirou nota mil na Redação do Enem