Missão de simulação espacial no RN terá participação de jovens do Ceará

Com realidade aumentada e desafios inspirados em Marte, a missão reúne famílias cearenses e promove experiências imersivas que integram ciência, sustentabilidade e tecnologia

Nos dias 18 e 19 de janeiro, a Estação Espacial Análoga Habitat Marte realizará uma missão de simulação espacial. A missão vai ocorrer na zona rural de Caiçara do Rio do Vento, no sertão do Rio Grande do Norte. A estação recria as condições desafiadoras de uma missão em Marte, buscando operacionalizar protocolos de convivência, sustentabilidade e exploração espacial. A missão contará com a participação de duas famílias do Ceará.

O coordenador da estação, professor Júlio Rezende, destacou a importância da missão histórica. “Este trabalho une aprendizado científico, sustentabilidade e inovação em um ambiente que simula as condições inóspitas do espaço. Essa missão tem um foco na participação de crianças e adolescentes. Então vão ser duas crianças e uma adolescente do Ceará que participarão da missão, junto com a presença da família”, afirmou.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre as novidades da missão estão atividades imersivas realizadas com o simulador de realidade aumentada Quest 3S, que permitirá aos participantes explorar tarefas típicas de uma Estação Espacial Internacional.

As simulações incluem Atividades Intraveiculares (IVAs) e Extraveiculares (EVAs), em que os participantes interagem como astronautas em missões reais.

Outro destaque será o projeto de habitats espaciais voltados para Marte e Lua, promovendo debates e práticas criativas. Além disso, a equipe testará melhorias no módulo "Lava Cave", um ambiente que simula cavernas de lava marcianas, e avaliará múltiplos protocolos de trabalho da estação.

Conheça famílias cearenses que vão participar de simulação 

A missão contará com a participação de duas famílias do Ceará. Francisco Thaumaturgo, de 9 anos, será o geólogo-chefe. Ele é membro das sociedades de alto QI Mensa e Intertel e coleciona medalhas em competições científicas.

"Francisco sempre gostou de ciências, especialmente astronomia. Participar de uma experiência imersiva como essa é a realização de um sonho", afirmou sua mãe, Nayla Thaumaturgo.

Giovanna Thaumaturgo, de 16 anos, será a astrônoma-chefe. Medalhista na última Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI), ela integra uma turma olímpica desde os 10 anos. Segundo Nayla, a filha está empolgada para aplicar seus conhecimentos de astronomia.

"Ela está animada para interagir com a equipe e participar de atividades práticas. Ver os dois irmãos juntos nessa experiência é muito especial para a família", contou.

Já Marcos Lima Terto, de 11 anos, será o cientista-chefe. Medalhista olímpico em competições nacionais e internacionais, Marcos é estudante do Colégio Militar de Fortaleza e membro de clubes de astronomia.

Sua mãe, Débora Terto, relatou o entusiasmo do jovem: "Ele sempre amou astronomia. Desde pequeno, participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e estuda por conta própria. Ele está contando os dias para a missão e até já baixou aplicativos para acompanhar os planetas no céu".

O cardiologista Igor Thaumaturgo também estará presente na missão, como oficial de saúde. Leandro Terto, economista e gerente executivo do Banco do Nordeste, será o executivo-chefe da missão. O professor Júlio Rezende completa a equipe como coordenador, trazendo sua experiência em sustentabilidade e pesquisa espacial.

Além das atividades científicas, a missão busca inspirar jovens para carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. “Essas simulações permitem que as crianças vivenciem, na prática, como seria a vida no espaço, conectando conhecimento teórico a experiências reais”, disse Júlio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar