"Mini Glória Maria" tira 960 na redação do Enem: "É o reflexo de três anos de muito esforço"
A jovem tinha 11 anos quando gravou o vídeo que viralizou na internet. Hoje, aos 18 anos, ela conquistou 960 pontos na redação do Enem, e pretende seguir carreira no jornalismoConhecida como “Mini Glória Maria”, a jovem Mirella Archangelo, 18, encantou o Brasil e viralizou na internet ao brincar de jornalista junto dos irmãos e fazer denúncias de buracos e obras inacabadas pelo bairro onde moravam, em Ribeirão Preto (SP). Mirella alcançou 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
LEIA TAMBÉM | Repórter mirim que viralizou na web é surpreendida por Glória Maria
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ela estudou no Colégio Auxiliadora - Ribeirão Preto, da Rede Salesiana Brasil, e no curso de redação Oficina Literária Puntel.
“Parabéns, Mi, por todas as redações feitas e refeitas que você trazia na aula on-line. Por todos os questionamentos que você abordou nas discussões dos temas. Você vai longe, nossa Glória Maria mirim, nossa futura jornalista!”, escreveu nas redes sociais o curso de redação onde a jovem estudou.
Em post com alunos que tiraram notas altas na redação, incluindo Mirella, o colégio disse: "Por aqui, estamos celebrando o excelente desempenho de nossos estudantes na redação do Enem 2024. Com notas expressivas, eles mostraram que, assim como nossa formação, seus resultados são incomparáveis!"
“É o reflexo de três anos de muito esforço que eu tive”, diz Mirella
Ao O POVO, Mirella relembra como a paixão pela área da comunicação começou: “O motivo surgiu quando eu gravei um vídeo aos 11 anos de idade com os meus irmãos. Era um vídeo descontraído mostrando a situação da minha rua, que na época era totalmente esburacada, tinha muito problema”.
O vídeo viralizou na internet e, em 2017, a jovem conheceu pessoalmente a repórter Glória Maria, que faleceu em 2023.
“E aí depois que eu conheci ela e com todo o incentivo que ela me deu, não somente ela, mas vários outros jornalistas que eu também conheci nessa trajetória, a minha vontade de querer cursar jornalismo começou”, relembra com alegria.
A jovem conta que para se preparar para a prova, realizou exercícios frequentes e estudo ativo. “[Fui] fazendo exercícios, vendo provas antigas do Enem e além dessa preparação da escola, também tive uma preparação mental”, relata.
Mirella conta que tentou intercalar os estudos com momentos de lazer. “Foi essa a minha preparação, principalmente fazendo exercícios numa prática ativa, mas também tendo uns momentos para parar, refletir e para não conseguir se perder no caminho.”
Em relação a sensação com o resultado da prova, a jovem conta que se sente muito feliz e que “a ficha ainda não caiu”.
“Eu acho que é o reflexo de três anos de muito esforço que eu tive. Estou muito feliz com a nota. Tô conseguindo ver o resultado de tanto estudo, esforço e dedicação. Não caiu a ficha ainda, agora tá caindo mais, mas para mim foi uma surpresa”.
“Espero me tornar um espelho de quem eu me inspiro”, diz Mirella ao projetar futuro como jornalista
“Eu espero me tornar um espelho de quem eu me inspiro”, conta a jovem ao ser questionada como enxerga a futura carreira no jornalismo.
“Eu acho que um dos motivos de eu ter como inspiração a Glória Maria foi por conta do estilo de reportagem que ela fazia. E eu quero muito seguir isso: viajar, conhecer outras culturas, conhecer a culinária de outros lugares”, projeta.
“Eu acho que essa parte que eu quero muito concretizar nesse caminho do jornalismo, a parte teórica agora que eu vou ter acesso, que é algo que eu não tive antes. Então, agora eu vou conseguir estar no meio estudantil, numa faculdade, é um sonho que eu tenho também”, finaliza Mirella.
“Me sinto muito feliz e orgulhosa, não somente eu, mas a nossa família toda. A Mirella é a filha mais velha e incentiva muito os irmãos a estudar e correr em busca dos sonhos. Estamos muito orgulhosos. E já sabíamos que seria uma grande nota, pois o empenho dela sempre foi grande”, relata ao O POVO a mãe da jovem, Amanda Sales, 38.